Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

EUA esperam do Brasil "foco implacável nos resultados" ambientais

O Governo norte-americano disse hoje que condicionará a sua "credibilidade" nas promessas ambientais do Brasil a "planos sólidos" e ao "foco implacável nos resultados" que o país sul-americano apresente, noticiou a estação televisiva CNN.

EUA esperam do Brasil "foco implacável nos resultados" ambientais
Notícias ao Minuto

22:17 - 22/04/21 por Lusa

Mundo EUA

Num comunicado a que a CNN Brasil teve acesso, o Departamento de Estado norte-americano indicou que o país depositará credibilidade em "planos sólidos" do Brasil e frisou que não se furtará de transferir os recursos necessários.

"A nossa credibilidade se apoiará em planos sólidos, na execução do trabalho e em um foco implacável nos resultados. Alcançar metas ambiciosas requer recursos e os americanos estão comprometidos com a parceria com os brasileiros nesse esforço", salientou o texto.

Em causa estão as promessas feitas hoje pelo Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, na Cimeira do Clima, organizada pelo chefe de Estado norte-americano, Joe Biden.

Na sua apresentação, Bolsonaro antecipou de 2060 para 2050 o prazo para acabar com as emissões de gases de efeito estufa e prometeu eliminar a desflorestação ilegal até 2030.

Para cumprir as metas anunciadas, Bolsonaro reconheceu que a tarefa será complexa e frisou que medidas de comando e controlo são necessárias.

O líder brasileiro também pediu uma justa remuneração por serviços ambientais prestados pelos biomas brasileiros ao planeta.

"Diante da magnitude dos obstáculos, inclusive financeiros, é fundamental poder contar com a contribuição de países, empresas, entidades e pessoas dispostos a atuar de maneira imediata, real e construtiva na solução desses problemas", afirmou Bolsonaro.

"É preciso haver justa remuneração pelos serviços ambientais prestados por nossos biomas ao planeta como forma de reconhecer o caráter económico das atividades de conservação", completou.

O Governo dos Estados Unidos avaliou que Bolsonaro adotou um "tom positivo e construtivo" durante o seu discurso.

"Estamos satisfeitos que o Presidente Bolsonaro tenha reconhecido o importante papel do setor privado em nos ajudar a encontrar soluções. Concordamos com a sua ênfase no envolvimento necessário dos povos indígenas e comunidades tradicionais na proteção das florestas e da biodiversidade, e com seu reconhecimento do importante papel do setor privado em nos ajudar a encontrar soluções", indicou o Departamento de Estado, citado pela CNN.

"Muitos detalhes ainda precisam ser resolvidos, e é justo perguntar a todos os países, Estados Unidos, Brasil e outros - como vamos alcançar nossos ambiciosos objetivos", acrescenta o texto.

De acordo com o executivo norte-americano, "alcançar a neutralidade de carbono até 2050, dez anos antes do comprometido anteriormente e sem pré-condições, é significativo", assim como o "seu compromisso de dobrar os fundos disponíveis para fiscalização, um passo crucial para eliminar a desflorestação ilegal até 2030", referindo-se às promessas feitas por Bolsonaro.

Na rede social Twitter, o embaixador dos EUA em Brasília, Todd Chapman, classificou como "significativos e bem-vindos" os compromissos apresentados pelo Brasil e reforçou que ambos os países trabalharão em conjunto para obter resultados.

Leia Também: AO MINUTO: França impõe quarentena a 5 países. Estirpe indiana na Bélgica

Recomendados para si

;
Campo obrigatório