Meteorologia

  • 17 MAIO 2021
Tempo
23º
MIN 14º MÁX 25º

Edição

Cruz Vermelha fala em relatos "horríveis" de violência sexual em Tigray

O Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) disse hoje que ouviu testemunhos "extremamente horríveis" de violência sexual na região de Tigray, norte da Etiópia, palco de conflitos que envolvem os exércitos etíopes e eritreus e marcados por abusos.

Cruz Vermelha fala em relatos "horríveis" de violência sexual em Tigray
Notícias ao Minuto

22:02 - 22/04/21 por Lusa

Mundo Etiópia

Numa entrevista à agência France-Presse (AFP), o diretor-geral da organização sediada em Genebra, Robert Mardini, expressou uma "grande preocupação" com a violência sexual.

"Estes relatórios são extremamente horríveis, muito chocantes. Há mais de duas décadas que não ouço relatos tão terríveis no setor humanitário", disse o responsável, que chegou a lidar com os conflitos sírio e iemenita.

Mardini acrescentou que alguns dos relatos ouvidos são "testemunhos em primeira mão de mulheres que visitam os centros de saúde e hospitais" apoiados pela Cruz Vermelha em Tigray.

O CICV está atualmente a tentar avaliar "a extensão e magnitude desde problema" e está a levantar a questão junto das autoridades.

Abiy Ahmed, Prémio Nobel da Paz em 2019, lançou uma intervenção militar em 04 de novembro para derrubar a Frente de Libertação do Povo Tigray (TPLF), o partido eleito e no poder neste estado no norte da Etiópia.

O Exército federal etíope foi apoiado por forças da Eritreia. Depois de vários dias, Abiy Ahmed declarou vitória em 28 de novembro, com a captura da capital regional, Mekele.

No entanto os combates continuaram e as forças eritreias são acusadas de conduzirem vários massacres e crimes sexuais.

Leia Também: Felgueiras. Agrediu violentamente mulher e impediu-a de pedir ajuda

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório