Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 22º

A lista de países de risco e o plano de desconfinamento francês

França vai impor uma quarentena de dez dias a todos os que cheguem de uma lista de cinco países, independentemente do resultado do teste à Covid-19. Ainda assim, avança com o regresso às aulas para a semana e a reabertura de algumas atividades dia 3 de maio.

A lista de países de risco e o plano de desconfinamento francês
Notícias ao Minuto

19:06 - 22/04/21 por Tomásia Sousa

Mundo França

França vai impor, a partir do próximo sábado (dia 24), uma quarentena de dez dias a todos os viajantes vindos do Brasil, Chile, Argentina, África do Sul ou Índia, anunciou esta quinta-feira o ministro do Interior francês, Gérald Darmanin.

O governante adiantou que esta quarentena será obrigatória, independentemente do resultado do teste de PCR - também ele obrigatório antes da viagem

Aos viajantes vindos destes cinco países, será exigida a apresentação de um comprovativo de morada. De acordo com a informação avançada pelo ministro, esses passageiros só podem sair dessa morada entre as 10h00 e as 12h00 por motivos como uma ida ao supermercado ou à farmácia.

Gérald Darmanin justificou a medida com o surgimento de novas variantes da Covid-19.

O plano de desconfinamento

Depois do país ter anunciado que vai começar a suspender, gradualmente, as restrições de contenção da pandemia a partir de 3 de maio, o Governo deu hoje mais detalhes sobre o plano de desconfinamento.

Na próxima segunda-feira, dia 26, reabrem as creches e as escolas primárias. Na semana seguinte, a 3 de maio, será a vez dos restantes níveis de ensino voltarem às aulas presenciais.

Ainda assim, o ministro francês da Educação deixou um aviso: "Encerraremos uma escola assim que houver um caso confirmado"

Lojas e esplanadas só deverão reabrir em meados de maio, se a situação epidemiológica assim o permitir.

O recolher obrigatório às 19h00 é, para já, para manter, mas será reavaliado no próximo mês.

França estima ainda atingir, na próxima semana, os 14 milhões de pessoas inoculadas com a primeira dose da vacina. De acordo com o primeiro-ministro francês, Jean Castex, o país vai receber sete milhões de doses adicionais da Pfizer entre meados de maio e o final de junho.

Já o ministro da Saúde, adianta que quem convive com pacientes imunocomprometidos pode receber a vacina já a partir da próxima segunda-feira. Quanto àqueles que sofrem de obesidade, deverão começar a ser vacinados em meados de maio.

Leia Também: Covid-19. São estas as doenças prioritárias na Fase 2 da vacinação

Recomendados para si

;
Campo obrigatório