Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Covid-19. São estas as doenças prioritárias na Fase 2 da vacinação

Vacinação terá dois ramos: um por faixa etária e outra que "não deixa para trás pessoas com doenças graves, independentemente da idade", disse Graça Freitas. Doentes oncológicos, em situação de transplantação e com imunossupressão, estão incluídos.

Covid-19. São estas as doenças prioritárias na Fase 2 da vacinação
Notícias ao Minuto

15:58 - 22/04/21 por Notícias ao Minuto

País DGS

A Fase 2 da vacinação contra a Covid-19 em Portugal já está em marcha e, de acordo com o apresentado esta quarta-feira, em conferência de imprensa, pela diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, há uma nova norma para estabelecer a ordem pela qual as pessoas serão inoculadas.

"Criámos duas estratégias simultâneas de vacinação: uma intensa, muito grande, dirigida para a faixa etária e outra que permite que grupos de pessoas doentes sejam vacinadas com prioridade", explicou a responsável. 

Na norma ontem publicada - e que pode ler aqui na íntegra - é dado conhecimento de que, na Fase 2, "está recomendada a vacinação, em paralelo, das seguintes pessoas: [de] 79 a 16 anos de idade, por faixas etárias decrescentes [e] 16 ou mais anos de idade com, pelo menos, uma das patologias identificadas na Tabela 312, "cuja vacinação é prioritária, em qualquer momento, face à vacinação por faixas etárias decrescentes". 

Mas que doenças prioritárias constam no documento? 

Graça Freitas adiantou que nesta fase da vacinação serão incluídas, nos grupos prioritários, as pessoas com doença oncológica ativa (a fazer quimioterapia ou radioterapia), pessoas em situação de transplantação, pessoas com imunossupressão, doenças neurológicas, doenças mentais (como esquizofrenia), obesidade (acima dos 35% de massa corporal) e diabéticos.

Também os doentes cardiovasculares, com insuficiência renal crónica, doença pulmonar crónica e doenças lisossomais estão incluídos neste grupo, que deverá ser vacinado, "preferencialmente, por faixas etárias decrescentes, sem prejuízo da vacinação em contextos específicos, como medida de saúde pública". 

Consulte (em baixo) ao pormenor:

Notícias ao Minuto Notícias ao Minuto

Notícias ao Minuto Doenças com prioridade na Fase 2© Direção-Geral da Saúde (DGS)  Leia Também: Vacinação com J&J mantém-se. "Poderá haver uma restrição etária"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório