Meteorologia

  • 18 MAIO 2021
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 24º

Edição

Itália soma 16 mil casos e inicia administração da vacina da Janssen

A Itália registou 16.232 contágios pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, divulgou hoje o Ministério da Saúde italiano, no dia em que o país começou a administrar a vacina unidose da Janssen, do grupo Johnson & Johnson.

Itália soma 16 mil casos e inicia administração da vacina da Janssen
Notícias ao Minuto

18:13 - 22/04/21 por Lusa

Mundo Covid-19

Com o registo destes novos contágios, o país totaliza, até à data, 3.920.945 casos de pessoas que ficaram infetadas com o novo coronavírus (SARS-Cov-2), de acordo com o boletim informativo do ministério.

Em relação ao dia anterior, o número de novas infeções cresceu (mais 2.300 casos), mas também foram realizados mais testes de diagnóstico, num total de 364.800 (mais 14.000 em comparação com os valores divulgados na quarta-feira).

O país somou 360 óbitos nas últimas 24 horas, elevando para 118.357 o número total de mortes atribuídas a covid-19 no território italiano desde o início da crise pandémica, em fevereiro de 2020, de acordo com a mesma fonte.

Existem 472.196 casos de covid-19 que estão atualmente ativos em Itália, sendo que a grande maioria destes doentes estão nas respetivas casas com sintomas ligeiros da doença ou estão assintomáticos.

A pressão sobre os hospitais italianos verificou novamente um decréscimo nas últimas 24 horas, com menos 745 pessoas hospitalizadas, num total de 25.115 doentes internados.

Destes pacientes, 3.021 encontram-se em unidades de cuidados intensivos (UCI), menos 55 em comparação ao dia anterior.

A campanha de vacinação em Itália prossegue e 16.414.981 doses já foram administradas em todo o país.

Um total de 4.829.220 pessoas já foram inoculadas com as duas tomas necessárias das vacinas que estavam, até ao momento, disponíveis no país.

Dois dias depois da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) se ter pronunciado de forma positiva sobre o fármaco unidose desenvolvido pelo grupo Johnson & Johnson, a Itália iniciou hoje a administração das 184.000 doses da vacina da Janssen que estavam retidas a aguardar a recomendação do regulador europeu.

Na terça-feira, a EMA confirmou que a avaliação de risco-benefício da vacina da Janssen "continua a ser positiva", após analisar um pequeno número de casos de uma ocorrência muito rara de formação de coágulos sanguíneos e plaquetas baixas, que pode ocorrer entre uma e três semanas após a injeção.

É com este cenário e indicadores que a Itália se prepara para iniciar na próxima segunda-feira, 26 de abril, uma reabertura parcial de alguns setores de atividade, como a restauração e a cultura, que têm estado encerrados.

Por exemplo, os cinemas, teatros ou salas de espetáculos, encerrados desde outubro passado, têm autorização para retomar a atividade, mas com uma capacidade reduzida.

Já os restaurantes e os bares também têm autorização para abrir portas, mas só os estabelecimentos que tenham espaços ao ar livre, como esplanadas, e só durante o período noturno (até às 22:00 hora local, 21:00 hora de Lisboa).

A pandemia da doença covid-19 provocou pelo menos 3.060.859 mortos no mundo, resultantes de mais de 143,8 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Só na Europa foram contabilizadas, até à data, 1.038.206 mortes em 48.768.306 casos de infeção confirmados.

A doença é transmitida por um novo coronavírus (SARS-Cov-2) detetado em dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Leia Também: AO MINUTO: Incidência sobe em Espanha. As doenças prioritárias na Fase 2

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório