Quarteto para a Líbia saúda "importantes avanços" para solução "completa"

A ONU, a União Europeia, a União Africana e a Liga Árabe, que compõem o Quarteto para a Líbia, receberam na terça-feira com "grande satisfação os importantes avanços" com vista a uma solução política "inclusiva e completa" no país.

Primeiro-ministro obtém aprovação do parlamento para novo governo

© Reuters

Lusa
21/04/2021 06:50 ‧ 21/04/2021 por Lusa

Mundo

Líbia

Através de uma declaração conjunta, o "Quarteto" expressou com "grande satisfação os importantes avanços" com vista às eleições presidenciais e legislativas líbias agendadas para 24 de dezembro, mas condenou as "contínuas violações" do embargo de armas no país e enfatizou que toda a intervenção militar externa é "inaceitável".

Estas conclusões surgiram depois de uma reunião, convocada pela Liga Árabe, que decorreu virtualmente e à qual assistiram o secretário-geral da Liga, Ahmed Aboul Gheit, o secretário-geral das Nações Unidas, o português António Guterres, o Alto Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança da União Europeia, Josep Borrell, e a vice-presidente da Comissão da União Africana, Monique Nsanzabaganwa.

O propósito da reunião foi fazer "um balanço da situação" na Líbia, na sequência dos últimos acontecimentos políticos, económicos e de segurança, que aproximam o país de uma solução política "inclusiva e completa".

A Líbia mergulhou no caos na sequência de uma rebelião interna apoiada pela NATO que derrubou em 2011 o regime de Muammar Kadhafi, executado por milícias rebeldes.

Nos últimos nos o país fraturou-se entre dois poderes rivais estabelecidos no Oeste e no Leste, apoiados por diferentes grupos armados e governos estrangeiros.

Leia Também: Covid-19: Primeiras vacinas chegaram hoje à população da capital líbia

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas