Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 22º

Presidente angolano lamenta morte de homólogo do Chade

O Presidente angolano considerou hoje a morte do seu homólogo do Chade, Idriss Itno, a perda de um estadista empenhado na construção de uma África forte, coesa, independente e voltada para o desenvolvimento e progresso social dos seus povos.

Presidente angolano lamenta morte de homólogo do Chade
Notícias ao Minuto

21:21 - 20/04/21 por Lusa

Mundo João Lourenço

Numa mensagem, João Lourenço apresentou condolências pela morte de Idriss Itno, que retira de forma trágica do convívio, "uma personalidade de grande estatura política, que soube assumir posições de liderança firme como chefe de Estado, nos processos complexos que se desenrolaram na Região do Sahel e na África Central".

"Perdeu-se um estadista africano empenhado na construção de uma África forte, coesa, independente e voltada para o desenvolvimento e progresso social dos seus povos", referiu o chefe de Estado angolano.

O Presidente do Chade, Idriss Déby Itno, no poder há 30 anos, morreu hoje de ferimentos sofridos enquanto comandava o seu exército na luta contra rebeldes no norte durante o fim de semana, anunciou um porta-voz na televisão estatal.

"O Presidente da República, chefe de Estado, chefe supremo do Exército, Idriss Déby Itno, acaba de dar o seu último suspiro, enquanto defendia a integridade territorial no campo de batalha", anunciou o porta-voz do Exército, general Azem Bermandoa Agouna, numa declaração lida na estação pública de televisão chadiana, TV Tchad.

Déby, 68 anos, um oficial militar de carreira que tomou o poder em 1990 num golpe e foi promovido ao posto de marechal de campo em agosto último, foi reeleito para um mandato de seis anos com 79,32% dos votos, de acordo com os resultados provisórios anunciados na segunda-feira à noite pela comissão eleitoral nacional.

Leia Também: Líder da UA mostra "profunda emoção" pela morte do presidente do Chade

Recomendados para si

;
Campo obrigatório