Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 25º

Fármaco que reduz sintomas de Covid-19 pode estar pronto no outono

Anúncio feito, esta terça-feira, pelo primeiro-ministro britânico, Boris Johnson.

Fármaco que reduz sintomas de Covid-19 pode estar pronto no outono
Notícias ao Minuto

18:20 - 20/04/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, anunciou, esta terça-feira, que o país está a desenvolver um medicamento que reduz os sintomas da Covid-19 e que este deve estar pronto até ao final do ano.

“O Reino Unido foi o primeiro país do mundo a utilizar dexametasona, o que salvou um milhão de vidas no mundo. Agora criámos antivirais para desenvolver novos medicamentos. O objetivo é disponibilizá-los com segurança, o mais rapidamente possível, de preferência já no outono”, realçou.

De acordo com o governante, o fármaco vai estar disponível para os cidadãos levarem para casa, muito provavelmente em forma de comprimido, e com proteção contra as novas variantes do SARS-CoV-2.

“Isto significa, por exemplo, que se o seu teste for positivo, há um comprimido que posso tomar em casa que pode parar o desenvolvimento do vírus e reduzir, significativamente, a probabilidade de a infeção se transformar numa doença mais grave”, explicou Boris Johnson, acrescentando que o medicamento poderá também impedir a infeção, caso tenha estado em contacto com alguém com o coronavírus.

Ainda segundo o governante o tratamento será disponibilizado gratuitamente à população.

Durante a mesma intervenção, o primeiro-ministro britânico salientou que “devemos aprender a viver com a Covid-19”, tal como vivemos com outras doenças.

Leia Também: AO MINUTO: Dois milhões de vacinados em Portugal; Lisboa 'na frente'

Recomendados para si

;
Campo obrigatório