Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Líder da oposição israelita pede governo de unidade nacional

O líder da oposição israelita, Yair Lapid, apelou hoje à formação de um "governo de união", enquanto o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, tenta em vão unir a extrema-direita e os islâmicos para se manter no poder e evitar novas eleições.

Líder da oposição israelita pede governo de unidade nacional
Notícias ao Minuto

21:57 - 18/04/21 por Lusa

Mundo Israel

Depois de ter ficado em primeiro lugar nas eleições legislativas de março, mas sem maioria absoluta (são precisos 61 dos 120 lugares do parlamento), Benjamin Netanyahu foi indigitado pelo Presidente para formar o próximo governo.

Enquanto decorrem conversações nos bastidores, o líder da oposição, Yair Lapid, um centrista, apelou à formação de um governo de "união nacional" para pôr fim à crise no país.

"Devemos restabelecer a confiança entre a população e os seus líderes. Devemos formar um governo que nos una: não um governo de direita, não um governo de esquerda, mas um governo de união", disse Yair Lapid, acrescentando que quer evitar a realização de umas quintas eleições.

De abril de 2019 a março passado, Israel já teve quatro eleições legislativas, que resultaram ou em incapacidade para se chegar a acordo para um governo ou, após o terceiro escrutínio, num governo de união que durou apenas alguns meses.

Para conseguir os 61 deputados Benjamin Netanyahu e os aliados dos partidos ultra-ortodoxos precisam de obter o apoio da formação de direita radical Yamina, dirigida por Naftali Bennett, do partido de extrema-direita sionista religioso de Bezalel Smotrich, e do partido islâmico Raam, de Mansour Abbas.

Mas, Benjamim Netanyahu não tem o apoio de Bezalel Smotrich, que não quer participar num governo com o partido Raam, cujos membros o qualificaram de "racista".

Yair Lapid defende um governo de unidade com três partidos de direita, dois do centro e dois de esquerda, mas com os partidos a que se refere apenas consegue 58 deputados, quando são necessários 61.

"Faremos tudo para formar um governo de união que funcione" e que seja estável, disse o responsável, afirmando-se aberto a todas as opções para atingir uma maioria, excetuando uma aliança com os "kahanistes", uma corrente de extrema-direita do partido de Bezalel Smotrich.

Bezalel Smotrich disse este fim de semana que preferia um governo que incluísse Yair Lapid a um apoiado pelos partidos árabes.

Leia Também: Israel realizou 3.400 ataques e 4.600 detenções na Cisjordânia em 2020

Recomendados para si

;
Campo obrigatório