Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Projeto quer estratégia de mitigação de captura acidental de cetáceos

Investigadores portugueses integram um projeto que visa desenvolver, juntamente com Espanha e França, uma estratégia de avaliação, monitorização e mitigação da captura acidental de cetáceos na região do Golfo da Biscaia e Costa Ibérica, foi hoje anunciado.

Projeto quer estratégia de mitigação de captura acidental de cetáceos
Notícias ao Minuto

16:58 - 14/04/21 por Lusa

Mundo Cetáceos

Em comunicado, o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) da Universidade do Porto -- uma das entidades portuguesas que integra o projeto -- explica que o mesmo tem como principal objetivo "reduzir a captura acidental de cetáceos em atividades de pesca na União Europeia".

Nesse sentido, o projeto, intitulado CetAMBICion e coordenado pelo Conselho Superior de Investigações Científicas espanhol (CSIC), vai reforçar a colaboração e investigação científica entre os três países para avaliar o estado das populações de cetáceos.

Entre as espécies prioritárias do projeto destacam-se o golfinho-comum, o boto, o roaz, a orca, a baleia-comum, a baleia-anã e o zífio.

Ao longo dos próximos dois anos, o projeto vai atualizar o conhecimento científico sobre a distribuição e abundância de cetáceos, o impacto da atividade da pesca e avaliar as medidas de mitigação implementadas no Golfo de Biscaia e Costa Ibérica para "alcançar o bom estado ambiental no âmbito da Diretiva Quadro Estratégia Marinha (DQEM).

Além de aprofundar o conhecimento científico sobre a distribuição, 'habitat', abundância, características demográficas e taxas de mortalidade destas espécies, o projeto vai propor medidas técnicas tendo em vista a redução das capturas.

"As atividades previstas serão desenvolvidas em estreita colaboração com o setor pesqueiro", acrescenta o CIIMAR.

O projeto envolve 15 parceiros de administrações públicas e organismos públicos de investigação e de conservação, em colaboração com o setor pesqueiro e Organizações Não Governamentais de Ambiente (ONGA).

Além o CIIMAR, em Portugal integram o projeto a Direção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e a Universidade do Algarve (UAlg).

Espanha participa no projeto através da Fundação AZTI, Fundação Biodiversidade (FB), Instituto Espanhol de Oceanografia (IEO), Secretaria-Geral da Pesca (SGP) e a Secretaria do Estado do Meio Ambiente.

Já França é representada pelo Ministério da Transição Ecológica (TEM), da Universidade de La Rochelle e do Gabinete Francês da Biodiversidade.

O CetAMBICion encontra-se na Diretiva Quadro Estratégia Marinha da Comissão Europeia e desenvolve-se de acordo com a Diretiva Habitats e da Política Comum das Pescas.

Leia Também: Canais de Veneza recebem visita de dois golfinhos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório