Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Johnson & Johnson anuncia que vai atrasar distribuição na Europa

Anúncio feito pouco depois dos reguladores norte-americanos de Saúde terem suspendido a imunização com o fármaco da Jenssen, enquanto se investigam seis casos de doentes com formação do coágulos.

Johnson & Johnson anuncia que vai atrasar distribuição na Europa

A farmacêutica Janssen, do grupo Johnson & Johnson, anunciou, esta terça-feira, que vai atrasar a distribuição da vacina contra a Covid-19 na Europa, segundo avança a AFP, na sequência da suspensão da vacinação nos Estados Unidos por causa de casos de seis casos de formação de coágulos, num universo de sete milhões de imunizações.

"Estamos a analisar esses casos com as autoridades de saúde europeias. Tomámos a decisão de adiar proativamente a entrega da nossa vacina na Europa", informou a Johnson & Johnson num comunicado, sem referir novas datas para a distribuição.

Recorde-se que a farmacêutica começou na segunda-feira a entregar a vacina de dose única União Europeia, onde se inclui Portugal. As primeiras 30 mil doses deveriam chegar a Portugal na quarta-feira.

Questionada sobre o assunto, a ministra da Saúde, Marta Temido, considerou ser ainda muito cedo para comentar a recomendação das autoridades de saúde dos Estados Unidos.

Porém, esta terça-feira, o regulador norte-americano do medicamento (FDA) e o Centro para Prevenção e Controlo de Doenças (CDC) anunciaram a suspensão temporária da vacina da Johnson & Johnson no país, depois de registados seis casos de doentes que desenvolveram coágulos sanguíneos cerca de duas semanas após a imunização.

Todos os seis casos em estudo - entre sete milhões de pessoas vacinadas com o fármaco no país - são de pacientes entre os 18 e os 48 anos de idade. Uma mulher morreu e outra está em estado crítico, no Nebraska.

Os especialistas do CDC e da FDA irão, em conjunto, analisar a possível ligação entre o fármaco da Janssen e o surgimento de coágulos sanguíneos, algo que também acontece com outras vacinas - de forma mais mediática, com a AstraZeneca.

Leia Também: EUA pedem suspensão da vacina da Johnson & Johnson por causa de coágulos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório