Guterres pede imposto para os ricos que beneficiaram com a pandemia

Secretário-geral das Nações Unidas defende a criação de um imposto de solidariedade ou de saúde tributado aos países que lucraram durante a pandemia, com o objetivo de reduzir desigualdades extremas.

Notícia

© Reuters

Notícias ao Minuto
12/04/2021 20:39 ‧ 12/04/2021 por Notícias ao Minuto

Mundo

ONU

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, recomendou  esta segunda-feira aos governos que criem um imposto para aqueles que beneficiaram economicamente durante a pandemia, a fim de reduzir as desigualdades.

"Temos de garantir que os fundos vão para onde são mais precisos. (...) Peço aos governos que considerem um imposto de solidariedade ou de saúde tributado àqueles que lucraram durante a pandemia, com o objetivo de reduzir desigualdades extremas", argumentou Guterres, citado pela Reuters, durante uma reunião das Nações Unidas sobre financiamento para o desenvolvimento. 

Guterres também repetiu o apelo para que as vacinas da Covid-19 fossem disponibilizadas para todos os países e pediu mais dinheiro para financiar a iniciativa Covax, mecanismo de distribuição universal e equitativa de vacinas contra a covid-19, co-gerido pela Organização Mundial de Saúde.

Leia Também: Pandemia está numa "fase crítica". OMS alerta para o aumento dos casos

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas