Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

CureVac: Vacina deverá ser aprovada na UE "no início de junho"

O CEO da farmacêutica garante que ensaios clínicos estão prestes a terminar.

CureVac: Vacina deverá ser aprovada na UE "no início de junho"
Notícias ao Minuto

10:52 - 11/04/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

Franz-Werner Haas, CEO da farmacêutica alemã CureVac, revelou que a vacina deverá ter 'luz verde' da Agência Europeia do Medicamento (EMA) "no início de junho" deste ano. 

Em declarações à CNBC,  o responsável esclareceu que a farmacêutica estava a terminar o recrutamento para o ensaio clínico da Fase 3 e que, depois, a aprovação da Comissão Europeia seguir-se-á rapidamente. 

"Segundo as nossas contas, no final de abril ou início de maio já iremos ter todos os dados completos [necessários para a aprovação da vacina]. Ou seja, devemos obter a aprovação europeia depois da análise desses dados, no início de junho", adiantou o CEO. 

Atualmente, estão aprovadas quatro vacinas na União Europeia (UE) pela Agência Europeia do Medicamento: Pfizer/BioNTech (Comirnaty), Moderna, Vaxzevria (novo nome da vacina da AstraZeneca) e Janssen (grupo Johnson & Johnson, que estará em distribuição em meados deste mês de abril).

Tendo em conta estes e as vacinas da Sanofi-GSK e da CureVac, ainda por autorizar, já assegurados pela Comissão Europeia, chegarão à UE cerca de 2,6 mil milhões de doses de vacinas, às quais se somarão as tais 1,8 mil milhões focadas em combater as novas variantes.

A meta da Comissão Europeia é que pelo menos 70% dos adultos europeus estejam vacinados até final do verão.

Leia Também: AO MINUTO: Vacinas chineses têm baixa eficácia; Recorde de testes rápidos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório