Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

EUA: Nancy Pelosi quer plano de investimento aprovado antes de agosto

A presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Nancy Pelosi, disse na quinta-feira que espera ter aprovado antes de agosto o plano de investimento em infraestruturas proposto pelo presidente Joe Biden, no valor de 2,3 biliões de dólares.

EUA: Nancy Pelosi quer plano de investimento aprovado antes de agosto
Notícias ao Minuto

07:23 - 09/04/21 por Lusa

Mundo Câmara dos Representantes

A democrata referiu, em conferência de imprensa, que pretende que esta iniciativa seja uma proposta legislativa separada de outra que o Governo liderado por Biden irá apresentar nas próximas semanas, focada em apoios sociais para as famílias.

Nancy Pelosi realçou que a meta é que ambas as propostas tenham o apoio dos partidos Democrata e Republicano, "especialmente a lei de investimento em infraestrutura", noticia a agência EFE.

O plano lançado pelo presidente norte-americano na semana passada, no valor de 2,3 biliões (milhão de milhões) de dólares (dois biliões de euros), inclui investimentos em estradas, saneamento, internet, habitação e outras áreas de forma a impulsionar a recuperação do país após a pandemia de covid-19.

O presidente dos EUA quer apresentar ainda este mês outro projeto, que pretende destinar recursos para menores e idosos.

Os setores mais à esquerda do partido Democrata pediram que ambas as iniciativas fossem incluídas num grande pacote, temendo que não houvesse tempo nem capacidade política para aprová-las.

Apesar disso, Pelosi referiu que a Câmara dos Representantes pode aprovar o plano de investimento de infraestrutura antes de 04 de julho, para que o Senado possa votá-lo antes de agosto.

Ao contrário do plano de estímulo económico de 1,9 biliões de dólares (1,59 biliões de euros), aprovado em março, cujo custo foi adicionado à divida nacional, a Casa Branca procura impostos corporativos para financiar este plano e infraestrutura.

Para isso, Joe Biden já sugeriu aumentar os impostos sobre empresas, o que causou críticas entre republicanos e democratas.

Leia Também: Número de suicídios nos EUA caiu quase 6% no ano passado

Recomendados para si

;
Campo obrigatório