Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Reunião de alto nível debate hoje Convenção de Istambul

A Convenção de Istambul, tratado pan-europeu de prevenção e combate à violência sobre mulheres e meninas, é o tema de uma conferência de alto nível organizada hoje pela presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE).

Reunião de alto nível debate hoje Convenção de Istambul
Notícias ao Minuto

06:49 - 06/04/21 por Lusa

Mundo Presidência/UE

Com o objetivo de assinalar o décimo aniversário daquele que é um marco histórico e legislativo, por se tratar do primeiro instrumento internacional juridicamente vinculativo para combater a violência de género e a violência doméstica, a presidência portuguesa convidou políticos, académicos, especialistas e ativistas a fazerem "o estado da arte" da Convenção.

Vários oradores, entre os quais a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, e a secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Rosa Monteiro, a comissária europeia para a Igualdade, Helena Dalli, e representantes do Conselho da Europa, do Parlamento Europeu, do Instituto Europeu para a Igualdade de Género, do serviço europeu de polícia Europol e do Lobby Europeu de Mulheres, vão debater conquistas e desafios de uma década.

A decorrer entre as 08:45 e as 15:30 (hora de Lisboa), a conferência pode ser acompanhada através das redes sociais da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, sendo possível à plateia virtual colocar questões.

Em pano de fundo estará a retirada da Turquia, país que deu berço à Convenção e anunciou há duas semanas que abandonava o tratado, alegando que o seu conteúdo é "incompatível" com os seus "valores sociais e familiares".

Dez anos volvidos, a Convenção de Istambul continua sem ser assinada por seis Estados-membros da UE - Hungria, Letónia, Lituânia, Eslováquia, República Checa e Bulgária - e a Polónia, onde o governo nacionalista considera que a Convenção incentiva demasiado o debate sobre questões de género, ameaça deixá-la também.

Portugal foi o primeiro membro da União Europeia a aderir à Convenção de Istambul, em vigor desde 2014, ratificada por 33 países e assinada por outros 12 Estados ou entidades supranacionais (entre as quais a própria UE, que a assinou em 2017).

Leia Também: "Falta o essencial" para Portugal cumprir Convenção de Istambul

Recomendados para si

;
Campo obrigatório