Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Brasil ultrapassa os 13 milhões de contágios desde início da pandemia

O Brasil é o país sul-americano mais impactado pela pandemia, registando um balanço de 332.752 óbitos e mais de 13 milhões de casos de novo coronavírus desde o início da crise pandémica. Especialistas indicaram, este fim de semana, que abril será um mês "dramático", num momento em que a transmissão de casos é "muito alta".

Brasil ultrapassa os 13 milhões de contágios desde início da pandemia
Notícias ao Minuto

22:29 - 05/04/21 por Anabela Sousa Dantas

Mundo Brasil

O Ministério da Saúde brasileiro notificou, esta segunda-feira, mais 28.645 casos de infeção pelo novo coronavírus e mais 1.319 óbitos associados à doença por este causada. Estes números denotam uma descida em relação à média da semana passada, algo que se deve, porém, à subnotificação que ocorre durante o fim de semana.

O número acumulado de casos confirmados no país, desde 26 de fevereiro do ano passado, superou hoje os 13 milhões (13.013.601) e o número acumulado de óbitos é de 332.752.

De acordo com o site do Ministério da Saúde, a incidência do vírus é de 158 mortes (igual à véspera) e 6.193 casos (ontem foi de 6.479) por cada 100 mil habitantes.

O Brasil, recorde-se, atravessa a pior fase da crise pandémica, tendo registado, na semana passada, novos máximos diários de óbitos sucessivos (com um recorde de 3.869 mortes no dia 31 de março).

Após medidas restritivas impostas nas últimas semanas pelas autoridades em várias cidades do país, incluindo São Paulo e Rio de Janeiro, a curva epidemiológica registou um ligeiro declínio, embora os especialistas temam uma nova subida após a Páscoa.

O diretor do Instituto Butantan indicou, este domingo, que se espera um mês de abril "dramático" para o Brasil, vaticinado a chegada às 5 mil mortes diárias. "Estamos num momento em que a velocidade de transmissão ainda é muito alta. Abril vai ser o mês dramático para o Brasil. Os próximos 15 dias serão muito dramáticos", indicou o responsável pela organização científica, numa entrevista ao jornal Valor Económico.

Leia Também: "Abril vai ser mês dramático. Vamos chegar a 5 mil mortes diárias"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório