Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Exibida em tribunal reação de Chauvin após Floyd ser levado ao hospital

"É uma opinião", respondeu o agente de polícia que manteve o joelho no pescoço de George Floyd, precipitando a sua morte, quando foi interpelado por uma testemunha, no dia 25 de maio do ano passado.

Exibida em tribunal reação de Chauvin após Floyd ser levado ao hospital
Notícias ao Minuto

16:19 - 05/04/21 por Notícias ao Minuto

Mundo George Floyd

Foi visualizado, no julgamento sobre o homicídio de George Floyd, que se iniciou no dia 29 de março, um vídeo captado momentos depois do afro-americano ter sido colocado numa ambulância, quando o agente Derek Chauvin, que colocou o seu joelho no pescoço de Floyd, foi confrontado por um transeunte pelo seu comportamento e justificou-se: "É uma opinião".

Derek Chauvin, acusado de dois crimes de homicídio (homicídio simples e homicídio agravado), respondia a Charles McMillian, de 61 anos de idade, que testemunhou perante o júri na semana passada.

McMillian foi uma testemunha da detenção de George Floyd, no dia 25 de maio do ano passado, e encorajou o afro-americano a respeitar as ordens da polícia. "Não tens como ganhar", disse-lhe, várias vezes, enquanto Floyd estava no chão.

Quando o afro-americano gritou que não conseguia respirar, McMillian apelou a Derek Chauvin para que retirasse o joelho do seu pescoço, mas sem sucesso. Depois de Floyd ser levado numa ambulância, já sem sentidos, Charles McMillian manteve uma breve conversa com Chauvin. "Aquilo a que assisti não se faz", disse-lhe.

"É uma opinião", respondeu Derek Chauvin, conforme pode ver-se pelas imagens captadas pela câmara corporal do agente. "Tivemos que controlar este tipo porque ele é grande. Parecia que estava sob influência de alguma coisa", acrescentou.

Recorde-se que se iniciou na passada segunda-feira, dia 28, o julgamento sobre o homicídio de George Floyd, que morreu asfixiado quando se encontrava sob escolta policial, em Minneapolis, em maio de 2020, num dos casos de violência policial contra afro-americanos mais mediatizados a nível global.

Leia Também: Família de polícia acusado da morte de Floyd não compareceu em tribunal

Recomendados para si

;
Campo obrigatório