Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Família de polícia acusado da morte de Floyd não compareceu em tribunal

Nenhum familiar do único polícia acusado de homicídio marcou presença, ainda, em tribunal. Decorreu esta terça-feira o segundo dia do julgamento ao alegado homicídio de George Floyd.

Família de polícia acusado da morte de Floyd não compareceu em tribunal
Notícias ao Minuto

23:50 - 30/03/21 por Notícias ao Minuto

Mundo George Floyd

No segundo dia do julgamento mais importante dos Estados Unidos, neste momento, o único acusado de homicídio continua sozinho no banco do réus. Com direito a um lugar destinado a um familiar por sessão, ainda ninguém apareceu para apoiar Derek Chauvin, antigo agente do Departamento da Polícia de Minneapolis.

Decorreu esta terça-feira o segundo dia do julgamento ao alegado homicídio de George Floyd, que morreu enquanto estava sob custódia policial, no dia 25 de maio do ano passado.

Derek Chauvin, o agente que é visto com um joelho nas costas de Floyd, nos vídeos que correram o mundo, estava acompanhado de três outros elementos das autoridades, mas foi o único acusado de dois crimes de homicídio (homicídio simples e homicídio agravado). Os outros três polícias envolvidos no caso - Alexander Kueng, Thomas Lane e Tou Thao - só serão julgados por "cumplicidade no homicídio" em agosto.

Durante as duas sessões já decorridas, nas quais foram ouvidas e interrogadas várias testemunhas, Chauvin tem ouvido atentamente os depoimentos, tirando notas várias vezes e parando para olhar para o júri e para as testemunhas.

Se não beneficiou, até ao momento, da presença de elementos da sua família, Chauvin beneficia, pelo menos, do total apoio do sindicato de polícia. O seu principal advogado, um veterano com 19 anos de serviço nas forças de autoridade, foi-lhe concedido pelo fundo de defesa legal da Associação de Polícias de Minneapolis.

Mesmo tendo sido afastado da força policial um dia depois de o chefe da polícia ter visto o vídeo da detenção de Floyd, em maio do ano passado (tinha registadas 18 queixas contra si e duas notas de reprimenda), o sindicato decidiu continuar a apoiá-lo, justificando que este era polícia na altura do alegado crime.

A associação vai pagar mais de 1 milhão de dólares a uma equipa de defesa composta por cerca de uma dúzia de advogados.

Leia Também: Floyd. Operadora de emergência foi a 1.ª testemunha: "Algo estava errado"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório