Meteorologia

  • 06 DEZEMBRO 2021
Tempo
MIN 9º MÁX 17º

Edição

Primeiras legislativas palestinianas em 15 anos vão ter 36 listas

As primeiras eleições legislativas palestinianas em 15 anos, previstas para maio, vão ter 36 listas candidatas, anunciou hoje a Comissão Eleitoral.

Primeiras legislativas palestinianas em 15 anos vão ter 36 listas

As legislativas, que antecedem as eleições presidenciais previstas para julho, fazem parte dos esforços dos principais movimentos políticos palestinianos - a Fatah do presidente da Autoridade Palestinana, Mahmoud Abbas, e o partido islamita Hamas - para conseguirem apoio internacional para um governo palestiniano.

Os partidos têm até quarta-feira para registar as suas candidaturas para serem votadas a 22 de maio, o que conduzirá à eleição de 136 membros do Conselho Legislativo palestiniano.

Os nomes dos candidatos vão ser publicados na terça-feira mas a Comissão já anunciou na sua página na Internet que aprovou as 36 listas propostas.

A Fatah está baseada na Cisjordânia ocupada por Israel e o Hamas, no poder desde 2007 na Faixa de Gaza, sujeita a um bloqueio por parte de Israel.

Na última eleição presidencial palestiniana, realizada em 2005, Abbas venceu e no ano seguinte, o Hamas venceu as legislativas.

Mais de 2,8 milhões de palestinianos vivem na Cisjordânia e dois milhões na Faixa de Gaza.

Leia Também: Presidente da Palestina envia mensagem ao Papa pela Semana Santa

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

;
Campo obrigatório