Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Presidente da Palestina envia mensagem ao Papa pela Semana Santa

O presidente da Autoridade Nacional Palestiniana (ANP), Mahmoud Abbas, saudou hoje o Papa Francisco por ocasião da Semana Santa, através de uma carta na qual diz esperar "celebrar as próximas festividades tendo derrotado a pandemia".

Presidente da Palestina envia mensagem ao Papa pela Semana Santa
Notícias ao Minuto

19:51 - 03/04/21 por Lusa

Mundo Papa

"Rezamos para que a paz, a segurança e amor triunfem entre os povos do mundo", disse na mensagem, citada pela agência noticiosa oficial Wafa.

Abbas também enviou "saudações calorosas e votos de felicidades" ao pontífice e a "todos os cristãos do mundo" durante a Páscoa, celebrada pela população cristã palestiniana da Cisjordânia, que nos últimos dias realizou cerimónias tradicionais nas cidades de Belém e Jericó.

Desejando um rápido regresso à normalidade, o presidente palestiniano também lamentou "a dor e o sofrimento" causados por uma pandemia que "causou a morte de milhões de pessoas e perdas económicas sem precedentes".

A mensagem de Abbas coincide com a sua decisão de prolongar o estado de emergência na Cisjordânia por mais 30 dias, depois de ter sido decretada há mais de um ano quando foram detetados os primeiros casos de covid-19 na cidade de Belém, fortemente afetada pela ausência de peregrinos, que ano após ano, durante a Páscoa, vinham celebrar as festividades religiosas.

Embora o número de casos diários de covid-19 na Cisjordânia continue elevado, com 636 novos casos detetados na sexta-feira, este número tem-se reduzido nas últimas semanas e permitiu a flexibilização das restrições, incluindo a reabertura de lojas e restaurantes a partir de domingo, embora com um limite de ocupação de 50%.

Na semana seguinte, as creches retomarão as operações e os alunos entre os seis e os onze anos de idade poderão regressar às aulas.

Por outro lado, a campanha de vacinação na Cisjordânia já chegou a mais de 65.000 pessoas e espera-se que nos próximos dias comecem a ser imunizados professores com mais de 50 anos.

Leia Também: Papa visita de surpresa sala onde sem-abrigo estão a ser vacinados

Recomendados para si

;
Campo obrigatório