Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Conselho de Segurança discute disparos de míssies da Coreia do Norte

Os membros europeus do Conselho de Segurança da ONU pediram uma reunião na terça-feira sobre os últimos disparos de mísseis da Coreia do Norte, disseram fontes diplomáticas.

Conselho de Segurança discute disparos de míssies da Coreia do Norte
Notícias ao Minuto

06:15 - 27/03/21 por Lusa

Mundo ONU

Esta reunião, a pedido de França, Estónia, Irlanda, Noruega e Reino Unido, deverá realizar-se a meio do dia e à porta fechada, acrescentaram na sexta-feira fontes diplomáticas, citadas pela agência de notícias France-Presse.

Na sexta-feira de manhã (hora local) e por iniciativa dos Estados Unidos, o comité de sanções da ONU encarregado da Coreia do Norte e que integra os 15 países-membros do Conselho de Segurança, tinha pedido ao grupo de peritos da ONU para investigar os disparos de mísseis norte-coreanos ocorridos na quinta-feira, de acordo com diplomatas.

A ONU aplicou várias sanções económicas, nomeadamente sobre as importações norte-coreanas de petróleo e sobre as exportações de carvão, têxteis e pesca, para obrigar Pyongyang a suspender os programas de armamento balístico e nuclear.

Também na sexta-feira, o regime norte-coreano anunciou ter disparado na véspera um novo modelo de "projétil tático guiado".

Dois exemplares deste projétil foram lançados e estes ensaios podem constituir uma violação das resoluções da ONU.

Leia Também: Coreia do Norte qualifica como "provocação" declarações de Biden

Recomendados para si

;
Campo obrigatório