Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Dinamarca prolonga suspensão de vacina da AstraZeneca contra a Covid-19

A suspensão decorrerá até pelo menos até 18 de abril.

Dinamarca prolonga suspensão de vacina da AstraZeneca contra a Covid-19
Notícias ao Minuto

12:34 - 25/03/21 por Sara Gouveia

Mundo Covid-19

As autoridades de Saúde dinamarquesas decidiram, esta quinta-feira, continuar com a suspensão, em efeito até agora, da vacina da AstraZeneca contra a Covid-19. A suspensão deverá decorrer durante mais três semanas enquanto continuam a avaliar, até pelo menos 18 de abril.

A decisão foi tomada tendo em conta "possíveis efeitos secundários", referiu Tanja Erichsen, da Agência Dinamarquesa do Medicamento, durante uma conferência de imprensa citada pela AP.

A Dinamarca suspendeu o uso da vacina da AstraZeneca como medida de precaução a 11 de março após relatos de que uma mulher de 60 anos teria morrido com coágulos sanguíneos em várias partes do corpo uma semana depois de receber a vacina. Pouco depois houve uma segunda morte no país, também depois de ser imunizada com a vacina daquela farmacêutica.

No entanto, as autoridades de saúde dinamarquesas dizem não ter provas de que a vacina foi responsável por qualquer uma das mortes.

Até agora cerca de 150 mil pessoas na Dinamarca receberam uma injeção da vacina da AstraZeneca.

Vários países europeus também suspenderam o uso da vacina durante um período de tempo, mas a maior parte voltou a administrá-la depois da Agência Europeia do Medicamento (EMA) ter dito que era segura.

Leia Também: AstraZeneca tinha 29 milhões de doses de vacinas numa fábrica em Itália

Recomendados para si

;
Campo obrigatório