Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

AstraZeneca tinha 29 milhões de doses de vacinas numa fábrica em Itália

O destino final das doses das vacinas contra a Covid-19 seria o Reino Unido.

AstraZeneca tinha 29 milhões de doses de vacinas numa fábrica em Itália
Notícias ao Minuto

16:19 - 24/03/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Coronavírus

A polícia italiana fez, no passado sábado, uma inspeção a uma fábrica de produtos farmacêuticos localizada perto de Roma, onde estavam armazenadas 29 milhões de doses de vacinas contra a Covid-10 da AstraZeneca, segundo a Bloomberg.

Um responsável da União Europeia já confirmou que os 29 milhões de doses de vacinas foram encontrados na fábrica que pertence à empresa Catalent, que envia as encomendas das vacinas da AstraZeneca.

Um comunicado divulgado pelo gabinete do primeiro-ministro italiano, Mario Draghi, adiantou que o lote tinha como destino a Bélgica. Mas este não seria, ao que tudo indica, o destino final das vacinas.

O jornal italiano La Stampa avançou esta quarta-feira que as 29 milhões de doses estariam a ser preparadas para serem exportadas posteriormente para o Reino Unido. Esta quantidade de doses de vacinas é quase o dobro do que a União Europeia recebeu até ao momento da farmacêutica anglo-sueca.

Num comunicado entretanto emitido, a AstraZeneca disse que tem 13 milhões de doses na fábrica da Catalent que vão ser exportadas ao abrigo do programa Covax. A farmacêutica acrescentou que as 16 milhões de doses remanescentes são para a Europa.

Contactado pela Bloomberg, o presidente da área biológica na Europa da Catalent, Mario Gargiulo, afirmou que as vacinas são habitualmente enviadas para o centro de distribuição da AstraZeneca na Bélgica. Gargiulo sublinhou não ter ideia se as doses que estão na fábrica vão ser depois exportadas para o Reino Unido.

A AstraZeneca tem falhado com o que está estipulado no contrato que acordou com Bruxelas no que toca à entrega das doses de vacinas. A situação está a provocar um novo mal-estar na já tensa relação entre Bruxelas e Londres.

Leia Também: Bruxelas reforça mecanismo de autorização para exportação de vacinas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório