Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Atirador de supermercado nos EUA era "paranóico" e conhecido do FBI

Autoridades partilharam a primeira imagem oficial do homem que matou 10 pessoas, incluindo um polícia.

Atirador de supermercado nos EUA era "paranóico" e conhecido do FBI
Notícias ao Minuto

08:28 - 24/03/21 por Andrea Pinto

Mundo Massacre

O autor do tiroteio num supermercado no Colorado, nos EUA, que matou dez pessoas, já era conhecido do FBI. Segundo pessoas que o conheciam, o suspeito, identificado como Ahmad Al Aliwi Alissa, era uma pessoa "violenta e paranóica".

O suspeito de 21 anos teria já um historial de doença mental, tendo por diversas vezes  afirmado que estava a ser "pirateado" por "islamófobicos racistas". Sabe-se ainda que o homem tinha pavor sempre que estava rodeado de muitas pessoas.

O seu próprio irmão fez saber que Ahmad estava convencido de que havia pessoas a persegui-lo. Nos dias anteriores ao tiroteio, o suspeito foi visto pela sua família a mexer numa pistola semi-automática que tinha acabado de comprar.

Alissa foi preso após o tiroteio em massa num supermercado em Boulder, Colorado, na segunda-feira. O jovem está acusado de 10 crimes de homicídio premeditado. A polícia divulgou, entretanto, a primeira fotografia oficial do suspeito.

Notícias ao Minuto Ahmad Alissa, um cidadão sírio naturalizada nos EUA © Reuters  

Este ataque interrompeu um longo período sem massacres nos Estados Unidos, depois de 2020 ter sido considerado o ano com menor número de episódios deste género nos últimos oito anos, de acordo com as autoridades norte-americanas. No entanto, foi o sétimo tiroteio em massa nos EUA nos últimos sete dias.

Ainda assim, este caso fez já ressuscitar de novo o debate sobre o controlo de armas nos EUA, com o congressista democrata Joe Neguse, eleito pelo Colorado, a prometer que "o tempo de inação acabou" e que insistirá em nova legislação para a posse e uso de armas.

Leia Também: Polícia revela identidade de homem que matou dez pessoas em supermercado

Recomendados para si

;
Campo obrigatório