Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 23º

Ataque em Boulder é o 7.º tiroteio em massa nos EUA nos últimos sete dias

Um homem entrou num supermercado, na segunda-feira, em Boulder, no Colorado, e matou dez pessoas a tiro. É o sétimo tiroteio em massa em sete dias.

Ataque em Boulder é o 7.º tiroteio em massa nos EUA nos últimos sete dias
Notícias ao Minuto

09:30 - 23/03/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Tiroteios EUA

O tiroteio ocorrido na segunda-feira em Boulder, no Colorado, que culminou na morte de dez pessoas, aconteceu menos de uma semana depois de um ataque em Atlanta, onde um homem de 21 anos de idade matou oito pessoas em três salões de massagens asiáticos da cidade.

Estes dois ataques, porém, são mais dois de uma série de tiroteios que foram registados na última semana em todo o país norte-americano, com ou sem vítimas mortais.

Só no sábado passado, por exemplo, foram registados três incidentes.

A CNN fez um levantamento de todos os ataques desde o dia 16 de março, conforme pode conferir abaixo:

  • 16 de março (Atlanta, na Geórgia) - Oito pessoas, incluindo seis mulheres asiáticas, foram mortas por um homem de 21 anos;
  • 17 de março (Stockton, na Califórnia) - Cinco pessoas foram atacadas por atirador num carro enquanto preparavam uma vigília. Nenhuma delas morreu.
  • 18 de março (Gresham, no Oregon) - Quatro pessoas foram levadas para o hospital depois de um tiroteio. Detalhes pouco claros.
  • 20 de março (Houston, no Texas) - Cinco pessoas baleadas depois de distúrbios num bar. Uma ficou em estado crítico depois de ser alvejada no pescoço.
  • 20 de março (Dallas, no Texas) - Oito pessoas baleadas por um atacante cuja identidade ainda não se conhece. Uma delas morreu.
  • 20 de março (Filadélfia, na Pensilvânia) - Uma pessoa morreu e cinco ficaram feridas durante um tiroteio numa festa ilegal.
  • 22 de março (Boulder, no Colorado) - Dez pessoas, incluindo um agente de polícia, foram mortas num supermercado.

A estação norte-americana indica que não é claro como é que esta semana se compara a uma semana média nos Estados Unidos, no que diz respeito a tiroteios, esclarecendo que embora existam dados sobre a violência armada, o governo federal não tem um sistema centralizado para registo de incidentes com armas de fogo a nível nacional.

De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC), que tem um registo das mortes, cerca de 40 mil pessoas foram mortas em incidentes com armas de fogo, em 2019, nos Estados Unidos.

Até ao momento, desde o início do ano, foram registados pelo menos seis tiroteios com quatro ou mais vítimas mortais, incluindo os ocorridos em Boulder e Atlanta.

Em janeiro aconteceram dois: no dia 9 cinco pessoas morreram em Evanston, no estado do Illinois, e no dia 24 morreram mais cinco em Indianapolis, no Indiana. No dia 2 de fevereiro, seis pessoas foram mortas em Muskeegee, no Oklahoma, e, no dia 13 de março, quatro pessoas morreram na sequência de uma disputa em Indianapolis.

Leia Também: O momento da detenção do atirador que matou dez pessoas em supermercado

Recomendados para si

;
Campo obrigatório