Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Tiroteio em Boulder aconteceu dias após veto de lei de controlo de armas

Representantes locais tecem duras críticas à decisão da justiça, que reverteu lei que bania armas de alto calibre como a que foi usada em Boulder. Associação de armas, porém, chama-lhe "sensacionalismo emocional" e apela a que seja respeitada a memória das vítimas.

Tiroteio em Boulder aconteceu dias após veto de lei de controlo de armas
Notícias ao Minuto

16:19 - 23/03/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Tiroteios EUA

O ataque de um homem de 21 anos de idade a supermercado, na cidade de Boulder, no Colorado, aconteceu 10 dias depois de ter sido bloqueada, em tribunal, a lei que bania a venda e posse de espingardas automáticas, a arma que foi utilizada no ataque, onde morreram dez pessoas.

Conforme explica o Washington Post, a cidade de Boulder determinou a interdição de venda e posse ter armas deste calibre em 2018, na sequência do tiroteio na escola de Parkland, que tirou a vida a 17 pessoas, no mesmo ano.

Dawn Reinfeld, co-fundador do Blue Rising, um grupo de prevenção contra a violência armada no Colorado, indicou à publicação que foi difícil de ignorar a coincidência da "horrenda" decisão por parte do tribunal.

"Tentámos proteger a nossa cidade. É tão trágico ver esta legislação cair, e dias depois, ver a nossa cidade experienciar exatamente aquilo que estávamos a tentar evitar", lamentou.

Rachel Friend, membro da autarquia local, fez uma observação similar no Twitter, indicando estar "destroçada, zangada e sobretudo muito, muito triste".

A associação de armas estatal (Colorado State Shooting Association), um dos queixosos no processo que resultou no bloqueio da lei, rejeitou as críticas, explicando, através de comunicado, que "o sensacionalismo emocional" acerca das leis de controlo de armas irá perturbar a memória das vítimas.

"Vai haver uma altura para debater o controlo de armas. Vai haver uma altura para a discussão dos motivos. Vai haver uma altura para uma conversa sobre como isto poderia ter sido evitado. Mas hoje não é altura", acrescentou o grupo.

Leia Também: O momento da detenção do atirador que matou dez pessoas em supermercado

Recomendados para si

;
Campo obrigatório