Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

EUA: AstraZeneca poderá ter fornecido dados incompletos de ensaio clínico

Agência de Saúde norte-americana questiona solidez dos dados apresentados pela farmacêutica sobre o último ensaio clínico da vacina no país.

EUA: AstraZeneca poderá ter fornecido dados incompletos de ensaio clínico
Notícias ao Minuto

07:43 - 23/03/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

A AstraZeneca poderá ter fornecido uma análise incompleta dos dados sobre a eficácia da vacina contra a Covid-19 na sequência de um ensaio clínico em massa nos Estados Unidos, indicou esta terça-feira o Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas (National Institute of Allergy and Infectious Diseases, ou NIAID), citado pela Reuters.

Recorde-se que a farmacêutica anglo-sueca tinha avançado na segunda-feira com os dados de testes avançados de um estudo efetuado nos Estados Unidos, no Peru e no Chile, que indicavam que a vacina da AstraZeneca tem uma eficácia de 79% contra o novo coronavírus.

Agora, um comité de análise de dados (DSMB) "expressou a preocupação que a AstraZeneca poderá ter incluído informação desatualizada daquele ensaio, o que poderá ter resultado numa análise incompleta dos dados sobre eficácia", indicou o regulador norte-americano, em comunicado.

"Apelamos à empresa que colabore com o DSMB para rever os dados sobre a eficácia e assegurar que os dados corretos e atualizados são tornados públicos o mais rápido possível", acrescentou a NIAID, que é chefiada pelo epidemiologista Anthony Fauci.

Sublinhe-se que vários países suspenderam o uso da vacina por causa de alguns casos de formação de coágulos sanguíneos, que podem resultar em morte. Na quinta-feira passada, porém, a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) considerou-a "segura e eficaz", e o uso da vacina foi retomado na maior parte dos países.

Leia Também: Espanha estende uso da vacina AstraZeneca até aos 65 anos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório