Meteorologia

  • 26 MAIO 2022
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 32º

Fogo destrói centenas de abrigos em campo de rohingya no Bangladesh

Um incêndio ocorreu hoje num campo de refugiados rohingya no sul do Bangladesh, destruindo centenas de abrigos e deixando milhares de desalojados, indicaram autoridades e testemunhas.

Fogo destrói centenas de abrigos em campo de rohingya no Bangladesh

O fogo no campo Balukhali, no distrito de Cox's Bazar, começou ao final da tarde e espalhou-se rapidamente por pelo menos quatro quarteirões, disse Mohammad Shamsud Douza, responsável da Comissão de Assistência e Repatriamento de Refugiados, adiantando que pelo menos quatro unidades de bombeiros estão a lutar para controlar o incêndio.

Louise Donovan, uma porta-voz do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), disse através do correio eletrónico que "o incêndio afetou abrigos, centros de saúde, pontos de distribuição e outras instalações", adiantando que "os voluntários estão a apoiar as pessoas afetadas".

Não foi noticiada até agora a existência de quaisquer vítimas ou desaparecidos.

Dois refugiados rohingya disseram à agência noticiosa norte-americana Associated Press no local que o incêndio se espalhou muito rapidamente e que continuava a alastrar.

O Bangladesh já deu abrigo a mais de um milhão de muçulmanos rohingya, a maioria dos quais fugiu do vizinho Myanmar em 2017 devido à repressão dos militares birmaneses, que a ONU considera ter tido uma intenção genocida, o que Naypyidaw rejeita.

Os refugiados encontram-se em campos sobrelotados, mas as tentativas do Bangladesh para os repatriar para Myanmar, de maioria budista, têm fracassado porque os rohingyas se recusam a voltar, temendo mais violência num país que lhes nega direitos básicos, incluindo a cidadania.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório