Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Vacinação. "Dados disponíveis não sugerem aumento de coágulos sanguíneos"

A Organização Mundial da Saúde sublinhou que a vacina da AstraZeneca tem um "potencial tremendo" para reduzir as mortes por Covid-19.

Vacinação. "Dados disponíveis não sugerem aumento de coágulos sanguíneos"
Notícias ao Minuto

16:58 - 19/03/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu, esta sexta-feira, mais um parecer sobre os possíveis riscos para a saúde das vacinas contra a Covid-19, com especial destaque para a vacina da AstraZeneca, após terem sido detetados casos de formação de coágulos sanguíneos e hemorragias em pessoas que tomaram esta vacina.

"Os dados disponíveis não sugerem aumento de coágulos sanguíneos, como eventos trombóticos ou embolias pulmonares, após a administração de vacinas contra a Covid-19", pode ler-se. 

Mais, de acordo com a OMS, "a taxa de eventos trombóticos após a administração das vacinas contra o novo vírus estão em linha com o número esperado de diagnósticos deste distúrbio". 

Também após a "reavaliação minuciosa da informação científica disponível", a OMS concluiu que a vacina da AstraZeneca continua a ter um "potencial tremendo" no que diz respeito à "prevenção de infeções e à redução de mortes" devido ao novo vírus, no mundo inteiro. 

Reiterando que continua a não haver dados científicos que comprovem uma relação entre a administração da AstraZeneca e os casos de formação de coágulos sanguíneos recentemente detetados, a OMS recorda também que a Agência Europeia do Medicamento teve conhecimento de 18 casos de coagulação de risco, num universo de 20 milhões de doses dadas da AstraZeneca, na Europa. 

Assim, a OMS recomenda formação adequada aos profissionais de saúde e cidadãos vacinados para que "reconheçam os sinais e sintomas de todas as reações adversas graves possíveis" após a administração de qualquer vacina contra a Covid-19, "para que todos possam procurar e receber assistência médica e tratamento imediato".

O subcomité da OMS vai também continuar a "analisar os dados de segurança de todas as vacinas da Covid-19" e fará um "atualização das recomendações sempre que necessário".

Até ao momento, foram administradas mais de 20 milhões de doses da vacina da AstraZeneca contra a Covid-19 na Europa e 27 milhões de doses da Covishield na Índia.

A pandemia provocou, pelo menos, 2.692.313 mortos no mundo, resultantes de mais de 121,7 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.754 pessoas dos 816.623 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Leia Também: AO MINUTO: Mais de 1,2 milhões de vacinas dadas; Descontrolo no Brasil

Recomendados para si

;
Campo obrigatório