Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Austrália e Singapura negoceiam "bolha de viagem" a partir de julho

A Austrália está "a trabalhar com Singapura" para estabelecer uma "bolha de viagem" entre os dois países a partir de julho para reavivar o turismo dizimado pela pandemia de covid-19, anunciou hoje o vice-primeiro-ministro australiano.

Austrália e Singapura negoceiam "bolha de viagem" a partir de julho
Notícias ao Minuto

06:22 - 14/03/21 por Lusa

Mundo Covid-19

A informação foi avançada pelo vice-primeiro-ministro, Michael McCormack, na televisão pública ABC. "À medida que a vacina for sendo administrada, não apenas na Austrália, mas noutros países, reabriremos mais 'bolhas'".

A Austrália tinha fechado as fronteiras no início da pandemia para evitar quaisquer surtos no território. As pessoas sem cidadania australiana não podem entrar no país, com algumas exceções.

O acordo deverá permitir aos cidadãos de ambos os países que foram vacinados contra a covid-19 viajar entre os dois países sem terem de observar a quarentena, de acordo com o The Sydney Morning Herald.

O jornal também noticia que Camberra espera que os visitantes de outros países, que cheguem ao território para estudar ou em viagem de negócios, bem como os cidadãos que regressam ao país possam passar as duas semanas de quarentena em Singapura antes de voarem para a Austrália.

Este requisito de quarentena hoteleira de 14 dias na Austrália para chegadas tem colocado obstáculos ao regresso de dezenas de milhares de australianos no estrangeiro, uma vez que o país não pode lidar com tal fluxo.

Singapura já abriu a fronteira a alguns países que contiveram o vírus, incluindo a Austrália, e as autoridades disseram que a cidade-estado queria estabelecer corredores de viagem recíprocos.

Na Austrália, o turismo internacional, no valor de cerca de 45 mil milhões de dólares australianos (30 mil milhões de euros) por ano para a economia do país antes da pandemia, foi arrasado.

A Austrália teve por uma vez uma "bolha de viagem" de sentido único com a Nova Zelândia, permitindo que os neozelandeses viajassem para a Austrália sem quarentena, embora este programa tenha sido suspenso várias vezes durante os surtos.

A Austrália registou quase mil mortos e mais de 29 mil infetados desde o início da pandemia, enquanto Singapura identificou o triplo dos casos, mas apenas 29 óbitos.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.640.635 mortos no mundo, resultantes de mais de 119 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência de notícias France-Presse (AFP).

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Leia Também: AO MINUTO: Parques reabrem domingo; Quase 2 mil mortos no Brasil em 24h

Recomendados para si

;
Campo obrigatório