Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Rússia espera formação de governo afegão provisório que inclua talibãs

A Rússia disse hoje esperar a formação de um governo provisório no Afeganistão que inclua os talibãs, a menos de uma semana do início de negociações em Moscovo com a presença de Cabul e dos talibãs.

Rússia espera formação de governo afegão provisório que inclua talibãs
Notícias ao Minuto

11:44 - 12/03/21 por Lusa

Mundo Afeganistão

"A formação de um governo provisório inclusivo é a solução lógica para o problema de integração dos talibãs na política afegã", disse a porta-voz do Ministério russo dos Negócios Estrangeiros, Maria Zakharova.

Todos os países com influência no Afeganistão têm redobrado os esforços para alcançar um acordo de paz antes de maio, mês a partir do qual os Estados Unidos poderão retirar os seus militares daquele país.

A conferência de Moscovo, agendada para a próxima semana, contará também com a presença da China, Paquistão e Estados Unidos.

Washington apresentou recentemente uma nova proposta de paz às autoridades em Cabul e aos talibãs que prevê a criação de um "novo governo inclusivo", de acordo com uma carta do chefe da diplomacia norte-americana, Antony Blinken, revelada pelos meios de comunicação afegãos.

Na segunda-feira, Washington pediu uma "aceleração" do processo de paz no Afeganistão, defendendo que o progresso "é possível" e propôs relançar as negociações de paz entre Cabul e os insurgentes "nas próximas semanas" na Turquia.

Ao mesmo tempo, instituiu num período para "redução da violência" de 90 dias a fim de evitar a tradicional ofensiva dos talibãs no começo da primavera.

Hoje, a Turquia anunciou que vai receber as negociações de paz em Istambul no próximo mês.

Leia Também: Turquia vai receber em abril negociações de paz no Afeganistão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório