Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Turquia vai receber em abril negociações de paz no Afeganistão

A Turquia vai receber as negociações de paz no Afeganistão em Istambul no próximo mês, anunciou hoje o ministro turco dos Negócios Estrangeiros, dias depois de os Estados Unidos terem apresentado nova proposta para conversações.

Turquia vai receber em abril negociações de paz no Afeganistão
Notícias ao Minuto

10:34 - 12/03/21 por Lusa

Mundo Afeganistão

A reunião de representantes do Governo afegão e dos talibãs "está marcada para abril", afirmou Mevlüt Cavusoglu, citado pela agência de notícias estatal Anadolu.

"Estamos a debater a data precisa e o conteúdo" dessas conversas, acrescentou.

Os Estados Unidos, que poderão retirar os seus militares do Afeganistão a partir de 01 de maio, apresentaram recentemente uma nova proposta de paz às autoridades de Cabul e aos talibãs.

Este plano prevê nomeadamente a criação de um "novo governo inclusivo", de acordo com uma carta do chefe da diplomacia norte-americana, Antony Blinken, revelada pelos meios de comunicação afegãos.

Na segunda-feira, Washington pediu uma "aceleração" do processo de paz no Afeganistão, defendendo que o progresso "é possível" e propôs relançar as negociações de paz entre Cabul e os insurgentes "nas próximas semanas" na Turquia.

Ao mesmo tempo, instituiu um período para "redução da violência" de 90 dias a fim de evitar a tradicional ofensiva dos talibãs no começo da primavera.

As negociações de paz inter-afegãs também foram lançadas em setembro em Doha, no Qatar.

As conversas em Istambul "não serão uma alternativa ao processo que está a decorrer no Qatar, mas darão uma ajuda", garantiu Cavusoglu, que esteve em Doha na quinta-feira.

"Qual é o nosso objetivo? É prolongar as discussões entre os talibãs e o Governo (afegão), focando-nos na obtenção de resultados concretos", acrescentou.

O ministro turco adiantou ainda que Ancara vai nomear um representante especial para o Afeganistão que será responsável por preparar esta reunião.

Leia Também: Turquia anuncia retoma das ligações diplomáticas com o Egito

Recomendados para si

;
Campo obrigatório