Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 22º

Motim não aconteceria sem discurso de Trump, diz ex-secretário da Defesa

Antigo secretário interino de Defesa da administração de Trump acredita que discurso inflamatório do ex-presidente motivou a insurreição no Capitólio, no passado dia 6 de janeiro.

Motim não aconteceria sem discurso de Trump, diz ex-secretário da Defesa

O último responsável pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, Christopher Miller, associou a insurreição de 6 de janeiro, na sede do Congresso, ao discurso que o antigo presidente norte-americano Donald Trump deu no mesmo dia, de manhã, antes do motim ter tido lugar.

Recorde-se que a multidão, depois de ouvir o presidente discursar, perto da Casa Branca, desceu até ao edifício do Capitólio, com o intuito de impedir a certificação da vitória de Joe Biden, atual presidente.

Numa entrevista à Vice, Miller, que foi secretário interino de Defesa da administração de Trump, afirmou: "Teria alguém marchado até ao Capitólio, e tentado tomar o Capitólio, sem o discurso do presidente? Acho que é bastante seguro que não teria acontecido".

Sublinhe-se que Donald Trump foi alvo de um processo de destituição - o segundo no seu único mandato como presidente - por causa da insurreição, mas acabou por ser absolvido pelo Senado, no mês passado, ainda que com a votação de 'impeachment' mais bipartidária de sempre (vários republicanos votaram a favor da condenação).

Morreram cinco pessoas na sequência do ataque à sede do Congresso norte-americano, em Washington, D.C., no dia 6 de janeiro. Entre eles, um agente de autoridade.

Leia Também: Pentágono alarga presença de militares no Capitólio até 23 de maio

Recomendados para si

;
Campo obrigatório