Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Covid-19: Marrocos já vacinou quatro milhões de pessoas

As autoridades de Saúde de Marrocos anunciaram hoje que já vacinaram perto de quatro milhões de pessoas contra a covid-19, mais de 11 por cento da população do país, mantendo-se o recolher obrigatório e outras restrições.

Covid-19: Marrocos já vacinou quatro milhões de pessoas
Notícias ao Minuto

23:48 - 09/03/21 por Lusa

Mundo Marrocos

Recorrendo às vacinas britânica AstraZeneca e chinesa Sinopharm, a campanha de vacinação marroquina teve início no final de janeiro, prevendo imunizar toda a população com mais de 18 anos, num total de 25 milhões de pessoas, tendo em vista a normalização no país.

Segundo a imprensa local, decorrem atualmente contactos com a Rússia para importar a vacina Sputnik V, e ainda com a norte-americana Johnson & Johnson, que comercializa um imunizante de dose única.

Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, a média diária de casos de covid-19 está ronda atualmente 500, e o país aproxima-se de um total de 490 mil casos desde março de 2020, estando contabilizados 8.695 mortos.

Dado que a testagem é reduzida, o número de novos casos é consideradopor especialistas como estando subestimado.

O país encontra-se em estado de emergência de saúde desde março de 2020, devendo assim manter-se até 10 de abril, com recolher obrigatório até meados de março, pelo menos.

As fronteiras encontram-se encerradas e estão cortadas as ligações aéreas com 26 países, os mais recentes Polónia, Noruega, Finlândia, Grécia, Líbano e Kuwait, para procurar travar a entrada das novas variantes de covid-19.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.600.802 mortos no mundo, resultantes de mais de 117 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.595 pessoas dos 811.306 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Leia Também: AO MINUTO: 20 mil PSP e GNR vacinados. Pior nº diário de mortes no Brasil

Recomendados para si

;
Campo obrigatório