Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 16º MÁX 26º

Rússia saúda pena perpétua a implicados no assassínio do embaixador

O governo russo saudou hoje a sentença de um tribunal turco que condenou à prisão perpétua cinco pessoas implicadas no assassínio em 2016 do embaixador russo na Turquia, Andrei Karlov, que deixou marcas nas relações bilaterais.

Rússia saúda pena perpétua a implicados no assassínio do embaixador
Notícias ao Minuto

18:47 - 09/03/21 por Lusa

Mundo Turquia

"Saudamos o fato de a Justiça turca ter condenado veementemente este ato terrorista, cuja vítima foi um diplomata russo extraordinário", indicou o Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, em comunicado.

O documento acrescenta ainda que "é gratificante que a polícia turca e o sistema judicial se tenham pronunciado sobre este trágico incidente, que deixou uma forte marca na história das relações modernas entre a Rússia e a Turquia".

No entanto, Moscovo observou que os dois países conseguiram superar este "teste sem precedentes" para os seus laços, mas reiterou que continua a acreditar que uma parte importante da responsabilidade por este crime é de "certos círculos" que, na véspera do assassínio, criaram artificialmente uma atmosfera negativa nos meios de comunicação e redes sociais à volta das ações russas na Síria.

O tribunal turco considerou que os cinco implicados no assassínio do embaixador russo na Turquia condenados na terça-feira fazem parte da Irmandade Islâmica que Ancara acusa do golpe fracassado em 2016.

O autor material, Mevlüt Mert Altintas, morreu num tiroteio com a polícia horas depois de ter disparado contra o diplomata durante a abertura de uma exposição de arte, mas a Justiça colocou no banco 28 pessoas que considerou cúmplices do crime e seguidores do pregador exilado Fethullah Gülen.

Altintas disparou contra o embaixador proclamando vingança pelo apoio militar da Rússia ao Presidente sírio, Bashar al-Assad, mas o Ministério Público turco acredita que ele agiu sob ordens da irmandade de Gülen para sabotar a reconciliação entre Ancara e Moscovo, que meses antes tinham resolvido um conflito diplomático.

O julgamento, que começou em janeiro de 2018, terminou agora com a prisão perpétua para cinco arguidos, quatro dos quais considerados superiores ou ligações de Altintas na hierarquia da organização 'Gülenista'.

Outro deles, Vehbi Kürsad Akalin, é um ex-membro dos serviços secretos turcos que supostamente entregou informações sobre Karlov.

Leia Também: Perpétua para 5 acusados da morte do embaixador russo na Turquia em 2016

Recomendados para si

;
Campo obrigatório