Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Chipre, Grécia e Israel assinam novo acordo energético

Chipre, Grécia e Israel assinaram hoje um novo acordo no domínio energético, que prevê a instalação do maior cabo elétrico submarino do mundo, com uma extensão superior a 1.000 quilómetros.

Chipre, Grécia e Israel assinam novo acordo energético
Notícias ao Minuto

16:29 - 08/03/21 por Lusa

Mundo Energia

O protocolo "EuroAsiaInterconnector" foi assinado em Nicósia pelos ministros da Energia cipriota, Natasa Pilides, e israelita, Yuval Steinitz, numa cerimónia em videoconferência com o grego, Costas Skrekas.

O projeto visa conectar as redes elétricas de Israel, Chipre e Creta (Grécia) por um cabo submarino de 2.000 megawatts, a uma profundidade máxima de 2.700 metros.

A primeira fase deverá estar concluída até 2025, indicou a ministra cipriota.

Israel, por seu lado, indicou que o montante global do projeto ascende a pouco mais de 755 milhões de euros.

Numa declaração conjunta, os três ministros consideraram que o projeto constitui um "grande passo" para a integração dos recursos em energias renováveis.

Reconhecido como "projeto de interesse comum" pela Comissão Europeia (CE) -- e elegível, por essa razão, a um financiamento da União Europeia (UE) -- o projeto reforçará a capacidade dos três países em respeitar os compromissos no quadro do Acordo de Paris, acrescentaram os três ministros.

Segundo o ministro da Energia israelita, o acordo permitirá a Israel receber energia elétrica a partir das redes do continente europeu em caso de urgência.

O cabo submarino vai permitir também "reforçar a segurança energética" da Europa e por fim ao isolamento de Chipre como único Estado membro da UE por conectar, "um obstáculo maior à competitividade global" da economia cipriota, acrescentou ainda Pilides.

Nos últimos anos, Chipre, Grécia e Israel formaram uma estreita aliança regional para dossiês energéticos.

Os três países planeiam explorar em conjunto grandes campos submarinos de gás natural na região.

Leia Também: Quase 20 mil novos projetos de habitação licenciados no continente

Recomendados para si

;
Campo obrigatório