Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Covid-19: Autoridades timorenses anunciam dois casos em Díli

As autoridades timorenses anunciaram hoje terem detetado dois casos positivos da covid-19 na capital timorense, Díli, durante um processo de testes em massa aleatórios realizados na zona ocidental da cidade.

Covid-19: Autoridades timorenses anunciam dois casos em Díli
Notícias ao Minuto

12:15 - 07/03/21 por Lusa

Mundo Pandemia

O coordenador da equipa para a Prevenção e Mitigação da covid-19 da Sala de Situação do Centro Integrado de Gestão de Crise (CIGC), Rui Araújo, explicou que depois da deteção dos casos foram dadas instruções às forças de segurança para estabelecer uma cerca temporária na zona.

"Amanhã [segunda-feira], o CIGC fará propostas concretas para o Conselho de Ministros para tomar a decisão sobre as medidas que devem ser aplicadas no município de Díli", disse, sem adiantar se haverá uma cerca sanitária ou confinamento.

"Hoje, a Sala de Situação coordenou com as autoridades de segurança para temporariamente bloquear a aldeia de Terra Santa e imediações para garantir que a população fica em casa para dar tempo a mais rastreio de contactos", explicou.

Os dois casos foram detetados na zona de Tasi Tolu, na saída ocidental da capital, durante uma operação de testagem em massa e aleatória conduzida nos últimos dias.

A zona onde os casos foram detetados é a mesma onde reside uma mulher infetada e cujo caso só foi detetado no final da semana passada depois dessa pessoa ter viajado num autocarro público para a segunda cidade, Baucau.

Imediatamente depois da deteção desse caso, as autoridades realizaram testes a contactos imediatos da paciente infetada, entre os quais alguns na aldeia de Terra Santa, suco Madohi, próximo de Tasi Tolu.

Iniciaram depois um amplo rastreio em massa a habitantes da zona de Madohi durante a qual foram testadas quase 300 pessoas.

A zona de Tasi Tolu é uma das mais movimentadas da cidade, sendo um dos pontos de partida mais importantes para autocarros e outros transportes entre Díli e o resto do país, com a população da zona a crescer significativamente na última década.

O Governo tinha já marcada uma reunião extraordinária do Conselho de Ministros na manhã de segunda-feira, inicialmente para debater o roteiro da vacinação contra a covid-19, devendo a agenda ser agora alterada para analisar que medidas tomar na capital.

Leia Também: AO MINUTO: Pandemia faz cair natalidade em Portugal e Espanha

Recomendados para si

;
Campo obrigatório