Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 12º MÁX 24º

Covid-19: Gibraltar vai vacinar espanhóis que trabalham no território

O enclave britânico de Gibraltar vai oferecer a possibilidade de serem vacinados aos cerca de 15.000 trabalhadores transfronteiriços, a grande maioria dos quais espanhóis, que vão trabalhar diariamente neste pequeno território no sul de Espanha.

Covid-19: Gibraltar vai vacinar espanhóis que trabalham no território
Notícias ao Minuto

14:27 - 05/03/21 por Lusa

Mundo Pandemia

O governo do território revelou hoje, em comunicado de imprensa, que quase metade dos 34.000 residentes (15.155) já receberam as duas doses de uma das vacinas contra a covid-19, e um total de 41.318 doses já foram administradas em Gibraltar.

"À medida que chegamos às fases finais da vacinação para a população residente", afirmam as autoridades do território, "passaremos daqui a pouco [...] a oferecer as vacinas aos trabalhadores transfronteiriços".

Apesar da sua proximidade com Espanha, que foi gravemente afetada pela pandemia, e de uma fronteira que se manteve sempre aberta, Gibraltar foi inicialmente relativamente poupada, graças a uma política de testes e rastreio de casos.

No entanto, depois de ter sofrido uma morte em novembro devido à pandemia, a situação sanitária tornou-se preocupante em janeiro, com um aumento significativo do número de óbitos, assim como um surto de casos positivos.

O número total de atingidos pela covid-19 desde o início da pandemia em Gibraltar é de 93 mortes e mais de 4.200 casos.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.570.291 mortos no mundo, resultantes de mais de 115,5 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.458 pessoas dos 807.456 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Leia Também: AO MINUTO: Internamentos continuam a baixar; Desigualdades "exacerbadas"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório