Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Covid-19: Centro de teste holandês danificado por explosão reabriu hoje

O centro de despistagem de covid-19 nos Países Baixos que foi danificado por um engenho explosivo reabriu hoje, enquanto a polícia continua a procurar os responsáveis pelo ataque.

Covid-19: Centro de teste holandês danificado por explosão reabriu hoje
Notícias ao Minuto

16:52 - 04/03/21 por Lusa

Mundo Covid-19

Um engenho explosivo deflagrou quinta-feira junto de um centro de despistagem de covid-19 em Bovenkarpsel, no norte dos Países Baixos, disse a polícia, acrescentando que não há vítimas a lamentar.

A explosão foi causada por um engenho caseiro, segundo a polícia, que está a investigar a situação e que suspeita que o centro de despistagem de covid-19 tenha sido o alvo do ataque.

"O centro de despistagem foi reaberto e a situação voltou ao normal", disse Harry Katstra, porta-voz do centro regional de saúde da região.

"As janelas estão a ser consertadas e esperamos que algumas centenas de pessoas sejam testadas ainda hoje", acrescentou a mesma fonte.

Um porta-voz da polícia holandesa disse que a investigação está em curso, mas nenhum suspeito foi identificado para já.

"Estamos a analisar imagens de câmaras de vigilância, bem como outras provas forenses para determinar que substâncias foram usadas na explosão", disse o porta-voz da polícia.

A explosão causou uma onda de choque nos Países Baixos, que vão a votos dentro de duas semanas para as eleições legislativas, naquela que será o primeiro grande teste político do Governo desde o início da crise sanitária no país, na primavera de 2020.

O primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, disse que os trabalhadores do centro de despistagem, que "trabalham muito para nos manter seguros" parecem ter sido o alvo do ataque, classificando-o de "escandaloso".

Não é a primeira vez neste ano que são registados incidentes contra centros de despistagem da pandemia nos Países Baixos.

No dia 23 de janeiro, e durante uma manifestação de protesto contra a declaração de recolher obrigatório, um centro de despistagem na província de Flevoland foi incendiado.

Poucos dias depois, a polícia encontrou material inflamável com engenhos incendiários colocado num outro centro de testes em Hilversum, no norte do país, mas o explosivo foi detonado a tempo.

Há também uma longa tradição antivacinação entre os protestantes conservadores do chamado "Cinturão da Bíblia" no centro da Holanda - que inclui a área da vila de pescadores de Urk, onde os primeiros distúrbios eclodiram no final de janeiro.

O Cinturão da Bíblia é uma zona do país que inclui várias cidades e onde vivem grupos de protestantes que seguem uma orientação literal da Bíblia, o que significa que não reconhecem conceitos científicos como a evolução.

Leia Também: Explosão em centro de testes à Covid-19 em Amesterdão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório