Polo brasileiro será modelo de restauração de centros históricos

O Porto Digital de Recife, maior parque tecnológico do Brasil, será um modelo para a restauração imobiliária dos centros históricos do país, anunciaram fontes oficiais na segunda-feira.

Notícia

© iStock

Lusa
02/03/2021 03:11 ‧ 02/03/2021 por Lusa

Mundo

Brasil

O projeto piloto urbanístico do estatal Banco Nacional de Desenvolvimento Económico e Social (BNDES), principal instituição de fomento do Brasil, foi apresentado na segunda-feira em Recife, capital de Pernambuco, e onde o Porto Digital já atua há vários anos com um modelo de restauração do património imobiliário histórico.

Com o anúncio do presidente do BNDES, Gustavo Montezano, o Porto Digital receberá uma linha de crédito de 2,75 milhões de reais (cerca de 400 mil euros) para desenvolver o projeto-modelo que será levado ao bairro de Santo António, no centro do Recife.

"Tentaremos fazer em Santo António o mesmo que fizemos no bairro de Recife Antigo (onde funciona o polo tecnológico), que hoje é um caso de sucesso de revitalização de imóveis urbanos históricos em todo o país", comentou o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, citado em comunicado.

Com a expansão do Porto Digital nos bairros de Recife Antigo, Santo Amaro e Santo António, a restauração abrange 138 mil metros quadrados de prédios históricos, muitos deles da época em que Pernambuco era colónia holandesa no século XVII e território posteriormente recuperado pelos portugueses.

Para Montezano, o Porto Digital "é um berço de cérebros e é necessário levar este exemplo ao resto do país", com um modelo padrão que inclua, entre outras, assessoria internacional e definição do perímetro urbano restaurado.

Segundo o Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Brasil possui 88 conjuntos urbanos protegidos em todo o país e, no caso do Recife, seriam 880 imóveis restaurados e recursos captados no valor de 4,4 mil milhões de reais (650 mil euros).

Criado em 2000 a partir de uma aliança público-privada, o Porto Digital opera com um regime de incentivos fiscais semelhante ao de uma zona franca, em que as empresas se instalam junto a projetos de revitalização patrimonial no bairro do Recife Antigo, na antiga zona portuária e no centro histórico.

Entre as 319 empresas e instituições instaladas no polo figuram a gigante norte-americana de consultoria tecnológica Accenture e centro de investigação automóvel da multinacional Fiat Chrysler Automobiles (FCA).

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas