Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 26º

Mali: Pelo menos nove soldados mortos em ataque no centro do país

Pelo menos nove soldados malianos foram mortos na quinta-feira à noite num ataque em Bandiagara, no centro do Mali, onde grupos 'jihadistas' estão ativos, disse hoje uma fonte militar.

Mali: Pelo menos nove soldados mortos em ataque no centro do país
Notícias ao Minuto

11:53 - 26/02/21 por Lusa

Mundo Mali

"O novo balanço indica que há nove mortos nas nossas fileiras", disse a fonte militar à AFP, sob anonimato.

O ataque teve como alvo um pequeno edifício que albergava a unidade militar à saída da cidade, na estrada para Bankass, de acordo com a fonte. Por seu lado, outro oficial de segurança, falou de um "ataque simultâneo" contra três posições militares em Bandiagara.

Desde 2012, uma série de ataques, primeiro de independentistas e depois de 'jihadistas', no norte, o Mali mergulhou num conflito que provocou milhares de mortos, civis e combatentes, e centenas de milhares de deslocados, apesar do apoio da comunidade internacional e da intervenção das forças da ONU, africanas e francesas.

A violência alastrou ao centro do país e ao vizinho Burkina Faso e Níger.

Os grupos armados que surgiram em 2015 no centro do Mali aproveitam-se das tensões já existentes entre pastores e agricultores e entre as etnias Peul, Bambara e Dogon.

Estes grupos atacam a representação do Estado e fomentam as tensões étnicas.

Portugal tem atualmente dois militares na missão da ONU no Mali (Minusma) e outros 17 militares no âmbito de uma missão da União Europeia (EUTM).

Leia Também: Mali: Peritos independentes alertam para violação de sanções da ONU

Recomendados para si

;
Campo obrigatório