Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Ataques de "bandidos" na Nigéria fazem 18 mortos e vários feridos

Dezoito pessoas foram mortas e várias ficaram feridas em ataques de "bandidos" no estado de Kaduna, norte da Nigéria, anunciaram hoje as autoridades locais.

Ataques de "bandidos" na Nigéria fazem 18 mortos e vários feridos
Notícias ao Minuto

11:57 - 25/02/21 por Lusa

Mundo Nigéria

Os criminosos, vulgarmente referidos como "bandidos", chegaram de motocicleta na terça-feira à noite e invadiram várias aldeias nos distritos de Igabi e Chikun, disparando contra os habitantes, queimando casas e roubando gado, disse hoje o ministro da Segurança Interna no estado de Kaduna, Samuel Aruwan, através de uma declaração.

"As agências de segurança relataram vários ataques de bandidos armados contra civis nas áreas governamentais locais de Igabi e Chikun, nas últimas 48 horas, os quais provocaram 18 mortos e um número ainda desconhecido de feridos", disse o ministro.

Estes ataques, acrescentou, foram uma retaliação por "operações aéreas dirigidas" e realizadas contra estes "bandidos" que aterrorizam a população, roubam gado e realizam raptos em massa no noroeste e centro-oeste da Nigéria.

No início de fevereiro, os "bandidos" mataram 19 pessoas em ataques a aldeias nos distritos de Birnin Gwari e Kajuru, também no Estado de Kaduna.

Estes bandos criminosos escondem-se frequentemente em campos na floresta do Rugu, que se estende por quatro estados no norte e centro da Nigéria: Katsina, Zamfara, Kaduna e Níger.

Estes bandos criminosos são motivados pela ganância, mas alguns têm fortes ligações a grupos 'jihadistas' do nordeste.

Estes crimes já provocaram mais de 8.000 mortes desde 2011 e obrigou mais de 200.000 pessoas a fugir das suas casas, segundo um relatório do grupo de reflexão do International Crisis Group (ICG), publicado em maio de 2020.

Leia Também: Sobe para 16 número de mortos por ataque jihadista na Nigéria

Recomendados para si

;
Campo obrigatório