Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Desenho de criança mostra terror da sua família cristã torturada em Alepo

Imagem foi mostrada por Marcela Szymanski, da Fundação AIS, na conferência de apresentação da Mensagem do Papa para a Quaresma.

Desenho de criança mostra terror da sua família cristã torturada em Alepo
Notícias ao Minuto

23:23 - 24/02/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Síria

Uma imagem vale mesmo mais de mil palavras. Especialmente quando é desenhada por uma criança a quem pediram, na escola, para descrever a sua história de (sobre)vivência na cidade de Alepo, na Síria. A menina, identificada como A.Z., traçou a mãe e os irmãos, cristãos, mortos por jihadistas.

O desenho foi mostrado no passado dia 12 por Marcela Szymanski, da Fundação AIS - que ajuda cristãos em todo o mundo -, na conferência de apresentação da Mensagem do Papa para a Quaresma - pode ver no vídeo em baixo na íntegra.

"Tenho muitas fotografias mas escolhi mostrar-vos um desenho de uma família, porque é na família que aprendemos as virtudes que o Santo Padre nos explica", começa por referir Marcela no encontro.

"Esta imagem é de uma família cristã em Alepo. É o desenho de uma menina de 11 anos a quem a professora pediu que nos mostrasse aquilo a que sobreviveu em setembro de 2016, quando os terroristas islâmicos da Al-Nusra se impuseram na cidade", diz ainda imediatamente antes de mostrar a obra em causa.

Nesta, descreveu, é possível ver "a mãe, a irmã e aqui, no chão, com sinais de tortura, o seu irmão mais novo". Há ainda "três militantes da Al-Nusra" e, "em todo o desenho, podem encontrar armas e instrumentos de tortura".

"Por favor, olhem bem para isto. É uma família perseguida por causa da fé", advogou ainda Marcela Szymanski.

De lembrar que, no passado dia 18, a Missão de Investigação das Nações Unidas para a Síria apresentou um relatório "sobre dez anos de crimes de guerra" no país, levados a cabo por todas as fações, com a ajuda da "negligência internacional".

O documento refere que a guerra obrigou metade da população do país a abandonar o local de residência e condena a extrema pobreza que atinge seis em cada dez cidadãos do país.

Dos 22 milhões de pessoas que habitavam a Síria antes da guerra, mais de 11,5 milhões encontram-se deslocados e cinco milhões encontram-se refugiados noutros países, nomeadamente na Turquia, Jordânia, Líbano, Egito e Turquia.

Leia Também: Síria: ONU alerta que situação humanitária retrocedeu cinco anos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório