Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Número de migrantes cubanos resgatados em alto mar nos EUA disparou

A Guarda Costeira norte-americana anunciou que resgatou em alto mar 90 migrantes cubanos desde outubro de 2020 na costa do Estado da Flórida (sul), quase tantos quanto entre esse mês e outubro de 2019.

Número de migrantes cubanos resgatados em alto mar nos EUA disparou
Notícias ao Minuto

23:57 - 23/02/21 por Lusa

Mundo Migrantes

O mais recente de uma sequência de resgates deu-se no domingo, quando seis homens e duas mulheres grávidas, há 16 dias no mar, foram resgatados próximo de West Palm Beach, depois de a jangada em que seguiam ter virado. 

Os migrantes foram recolhidos por helicóptero quando se agarravam à embarcação feita de plástico e tubos de metal, a que estava acoplado um motor de automóvel.

O aumento de cubanos a tentar a arriscada travessia entre a ilha comunista e os Estados Unidos é expressivo, tendo em conta que no ano até setembro de 2020 um total de 114 foram resgatados, quase tanto como nos últimos 4 meses.

As autoridades admitem que a subida possa estar relacionada com a agudização das dificuldades económicas em Cuba, numa altura em que a actividade turística se encontra afetada pela pandemia, por expetativas de uma flexibilização da política de imigração norte-americana com o novo presidente, Joe Biden, ou por uma conjugação destes dois fatores.

A atribuição aos oito novos resgatados do estatuto de refugiado está agora nas mãos de um juiz federal.  

Dois grupos recentemente resgatados foram repatriados: um de cinco homens cubanos numa jangada, e outro de sete encontrados num barco de madeira e alumínio e sem motor.

No início do mês, três cubanos cujo barco se virou conseguiram chegar até uma ilha deserta no sul da Flórida, onde sobreviveram durante 33 dias bebendo água de coco, comendo moluscos e ratos. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório