Meteorologia

  • 15 ABRIL 2021
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 22º

Edição

Governo moçambicano aprova resolução para realização de funeral oficial

O Governo moçambicano aprovou hoje a resolução para a realização de um funeral oficial para Daviz Simango, líder do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), que morreu na segunda-feira na África do Sul.

Governo moçambicano aprova resolução para realização de funeral oficial
Notícias ao Minuto

19:30 - 23/02/21 por Lusa

Mundo Daviz Simango

"Não temos ainda detalhes sobre o seu funeral, mas todas as condições estão criadas para a realização de um funeral oficial", declarou Ludovina Bernardo, porta-voz do Conselho de Ministros de Moçambique.

A responsável falava após uma sessão do Conselho de Ministros na Presidência da República em Maputo.

O presidente do MDM, terceira força política moçambicana, e autarca da cidade da Beira foi transportado em 13 de fevereiro por via aérea para uma unidade de saúde da África do Sul, devido a um problema de saúde súbito, e morreu durante a madrugada de segunda-feira.

Além de líder do MDM e autarca da cidade da Beira, uma das principais do país, Simango era membro do Conselho de Estado.

Segundo informação avançada pelo MDM, Daviz Simango, de 57 anos, sofreu uma paragem cardíaca que lhe provocou a morte, mas o partido remeteu para mais tarde quaisquer pormenores sobre o seu internamento na África do Sul, que já durava há mais de uma semana.

O corpo de Daviz Simango está ainda na África do Sul e a família está a tratar da documentação necessária para a sua transladação, não havendo ainda uma data prevista para as cerimónias fúnebres.

Em declarações à imprensa hoje, o porta-voz do MDM, Sande Carmona, disse que está prevista uma sessão extraordinária da comissão política do partido na sexta-feira, um encontro cujos temas são a comunicação oficial sobre o falecimento do seu presidente e a convocação de um possível congresso para a eleição de um novo líder.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório