Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Retomadas conversações entre Governo afegão e talibãs

O Governo do Afeganistão e os talibãs retomaram hoje em Doha a sua primeira reunião após um atraso de 35 dias e que suscitou fortes preocupações sobre o futuro das conversações para pôr termo a duas décadas de guerra.

Retomadas conversações entre Governo afegão e talibãs
Notícias ao Minuto

19:32 - 22/02/21 por Lusa

Mundo Afeganistão

"Os chefes negociadores e vários membros das equipas para as conversações de paz inter-afegãs reuniram-se esta noite num ambiente positivo", anunciaram em comunicado conjunto os gabinetes de imprensa das delegações do Governo afegão e dos insurgentes.

As duas partes insistiram no prosseguimento dos encontros e informaram sobre a designação dos grupos de trabalho para a agenda programada "com o objetivo de prosseguir as suas reuniões em sequência", acrescentaram as duas partes sem mais detalhes.

Esta foi a primeira reunião entre Cabul e os insurgentes em Doha, capital do Qatar, após uma pausa de mais de um mês que ocorreu sem motivos conhecidos e gerou preocupação entre os afegãos sobre o destino das conversações.

As suas partes deverão agora envolver-se na elaboração final da agenda das conversações de paz.

As discussões em torno de um cessar-fogo deverão constituir um dos principais pontos da agenda face à crescente violência no país, em particular os ataques seletivos em zonas urbanas, em particular na capital Cabul.

As conversações inter-afegãs que se iniciaram em 12 de setembro, foram antecedidas do histórico acordo assinado entre os Estados Unidos e os talibãs em fevereiro no Qatar, com Washington comprometendo-se na retirada das suas tropas em 14 meses e os talibãs na redução da violência e no seu envolvimento nas conversações destinadas a terminar com o prolongado conflito.

Na primeira ronda, as duas partes apenas alcançaram um entendimento sobre as regras e procedimentos para as conversações.

O diálogo de paz pretende terminar com o mais recente conflito no Afeganistão, iniciado em 2001 na sequência da invasão militar dos Estados Unidos que implicou o derrube do Governo controlado pelos talibãs.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório