GameStop: Saga prossegue no Congresso e é seguida em direto

A saga da GameStop, uma cadeia de lojas de videojogos, no centro das atenções em Wall Street, pela especulação e polémica associadas, prosseguiu hoje com uma audiência na Câmara dos Representantes, seguida em direto por muitos dos interessados.

Notícia

© EVA HAMBACH/AFP via Getty Images

Lusa
18/02/2021 22:53 ‧ 18/02/2021 por Lusa

Economia

GameStop

Haley Sacks, alias Mrs. Dow Jones, a 'pop star' da finança que ensina o bê-á-bá dos investimentos nas redes sociais, faz parte dos apaixonados que seguem em direto as audições dos envolvidos.

"A GameStop tem sido um período incrivelmente excitante, porque os jovens investidores atacaram a elite financeira. É também o que eu procuro fazer", disse à AFP.

"É preciso continuar a perturbar a ordem estabelecida e dar lugar à nova vaga", considerou.

Seguida por dezenas de milhares de assinantes nas redes sociais Instagram, YouTube, Twitter e Tiktok, Mrs. Dow Jones disponibiliza cursos de finanças pessoais: como fazer o seu orçamento, onde colocar o seu dinheiro, o que são as cripto moedas, por exemplo.

O seu sucesso resulta do seu estilo - 'trash et cash' (que em Português se pode traduzir pela velha expressão 'quem despreza quer comprar') - e ao seu humor.

Haley Sacks seguiu de perto e comentou para o seu público, situado entre os 18 e os 34 anos, a febre especulativa que visou várias sociedades cotadas em Wall Street no início do ano.

Os amadores de jogos vídeo e pequenos investidores compraram em massa ações da cadeia de lojas de videojogos GameStop, entre outras, para atacar grandes fundos especulativos e barões de Wall Street, que tinham apostado na desvalorização bolsista destas empresas.

"Wall Street despreza os pequenos investidores e o caso permitiu fazer soar o alarme sobre esta situação", analisou. "Isto gerou muito interesse sobre a necessidade de cada um compreender o mercado", prosseguiu.

Vlad Tenev, o dirigente da aplicação de transações bolsistas Robinhood, faz parte das personalidades que serão ouvidas pelos deputados norte-americanos.

Numerosos clientes tinham-se queixado das limitações colocadas de forma repentina pela plataforma, sobre as transações que envolviam títulos das empresas apoiadas pelos pequenos investidores.

"Esta é a mesma Robinhood que nos falava de democratizar a finança para todos?", ironizou Mrs Dow Jones na rede social TikTok. "Mas, no coração de tudo isto, o que se passa, é uma transição de poder para as pessoas".

Haley Sacks sempre se interessou pelo mundo das finanças. Sobretudo quando foi contratada por um sítio como criadora de conteúdos e o seu contrato incluía um plano designado 401(k), o sistema de poupança reforma por capitalização.

"Eu tinha decisões financeiras a tomar. Fui procurar respostas na YouTube. Mas só havia vídeos feitos por homens aborrecidos, sem carisma", recordou. "AS mulheres davam conselhos para poupar, os homens falavam de investimento", comparou.

Há três anos, graças aos seus novos conhecimentos, e despedida pelo seu empregador em falência, lançou Mrs Dow Jones para educar todos os que querem aprender a fazer frutificar o seu dinheiro.

Agora, aos 49 anos, emprega seis pessoas e gerou "receitas com seis números" em 2020, graças a parcerias publicitárias, convites a discursar e produtos derivados.

No seu sítio na internet, as calças em veludo com 'assets' (ativos ou capitais) escrita através das nádegas estão esgotadas.

Mas em compensação, os seus fãs podem encomendar as que têm impressa 'Janet Yellen', nome da atual secretária do Tesouro e antiga presidente da Reserva Federal.

Este ano, Haley Sacks vai também comercializar aulas através da internet, vendidos diretamente aos consumidores, enquanto, ao mesmo tempo, ela própria, vai retomar os seus estudos para se tornar conselheira financeira de particulares e empresas.

Mas a sua principal motivação não mudou: "Wall Street gosta da ideia de ser seleta. De fazer parte de um clube fechado. A minha plataforma serve de ponte entre Wall Street e todas as pessoas", contrapôs.

Leia Também: Menino de 10 anos com lucros de 5000% após guerra bolsista na GameStop

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas