Libéria. Juízes finlandeses vão ouvir relatos contra ex-líder rebelde

Um grupo de magistrados finlandeses viajou hoje até ao interior da Libéria para ouvir relatos e reconstituir os crimes alegadamente cometidos pelo antigo líder rebelde Gibril Massaquoi, conhecido como 'Anjo Gabriel', que está sob julgamento em Tampere.

Gibril Massaquoi

© KALLE PARKKINEN/Lehtikuva/AFP via Getty Images

Lusa
18/02/2021 19:23 ‧ 18/02/2021 por Lusa

Mundo

Gibril Massaquoi

Os magistrados andaram um dia de carro desde a capital, Monróvia, até à aldeia de Kamatahun, uma região montanhosa próxima da fronteira com a Serra Leoa, para ouvir testemunhas e inspecionar os escombros das casas incendiadas durante uma das piores guerras civis em África, que deixou 250 mil mortos e milhões de deslocados entre 1989 e 2003, noticiou a agência France-Presse.

O julgamento de Gibril Massaquou, de 51 anos, começou em 03 de fevereiro no tribunal de Tampere, no sul da Finlândia, onde foi preso em março do ano passado, depois de uma mobilização de organizações não-governamentais.

As audiências foram suspensas recentemente para permitir que os magistrados se deslocassem cerca de 6.500 quilómetros para o interior do continente africano e durante os próximos dois meses ouvirão os relatos de cerca de 80 testemunhas e visitarão os sítios onde terão sido cometidos os crimes, entre a Libéria e a Serra Leoa.

Em Kamatahun, de acordo com as acusações dos habitantes locais, Gibril Massaquoi ordenou que os civis, incluindo crianças, fossem trancados em dois edifícios que foram depois queimados, e pelo menos sete mulheres foram violadas e mortas nessa localidade.

Os corpos de outros residentes foram esquartejados e "transformados em alimentos que o próprio Massoquoi também comeu", acrescentou um dos habitantes, citado pela agência noticiosa francesa.

Leia Também: Detido na Libéria julgado por crimes de guerra e contra a humanidade

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas