Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Iémen: Emissário da ONU pede fim de ataque a Marib

O ataque à cidade de Marib, no norte do Iémen, pelos rebeldes Huthis "deve parar", afirmou hoje no Conselho de Segurança da ONU o emissário para o país, Martin Griffiths, alertando para um desastre humanitário.

Iémen: Emissário da ONU pede fim de ataque a Marib
Notícias ao Minuto

17:17 - 18/02/21 por Lusa

Mundo Iémen

O ataque "põe em perigo milhões de civis", em particular quando atinge "campos de deslocados", e "a procura de ganhos territoriais pela força ameaça as perspetivas do processo de paz", adiantou durante uma videoconferência do Conselho de Segurança dedicada ao Iémen.

"Para aproveitar (uma) oportunidade de recuperar o processo político, as partes devem acordar imediatamente um cessar-fogo à escala nacional que acabe com todas as formas de luta", declarou Griffiths.

O enviado da ONU sublinhou que "ninguém pode forçar os beligerantes a fazerem a paz" e que têm de ser eles "a escolher depor as armas e falar uns com os outros", dizendo esperar que as partes no Iémen "não percam esta oportunidade".

Os rebeldes xiitas Huthis, apoiados pelo Irão, tentam há mais de um ano ocupar a cidade de Marib, rica em petróleo e último bastião do poder no norte do Iémen.

Após uma acalmia, a ofensiva foi retomada a 8 de fevereiro contra as forças governamentais, ajudadas por uma coligação internacional dirigida pela Arábia Saudita.

Na terça-feira, o enviado dos Estados Unidos para o Iémen, Tim Lenderking, também exortou os Huthis a "acabarem com a ofensiva". O diplomata foi recentemente nomeado pelo Presidente norte-americano, Joe Biden, que pretende uma aposta no diálogo para resolver o conflito iemenita.

No mesmo dia, o secretário-geral adjunto da ONU para os Assuntos Humanitários, Mark Lowcock, indicou na rede social Twitter que um assalto à cidade de Marib colocava dois milhões de civis em perigo, com centenas de milhares de pessoas potencialmente forçadas a fugir e consequências humanitárias inimagináveis.

Os Huthis tomaram a capital iemenita, Sanaa, em 2014, desencadeando uma guerra que fez o país mergulhar na pior crise humanitária do mundo, segundo a ONU.

Leia Também: Escalada de violência no norte do Iémen deixa "milhões de civis" em risco

Recomendados para si

;
Campo obrigatório