A pareidolia é descrita como "um fenómeno psicológico" que se baseia na "interpretação de um estímulo aleatório e vago, geralmente uma imagem ou um som, com um significado conhecido, por exemplo, atribuindo formas às nuvens".
Trocado por miúdos, o seu cérebro lê sinais familiares numa determinada imagem ou som desconhecidos e atribui-lhe um significado que o leitor reconhece - ainda que, por vezes, não tenha nada a ver com a realidade.
Ainda no início deste mês se tornou viral uma dessas imagens: um poddle preto a brincar na neve, enquanto se dirige para a câmara, que à primeira vista parece um homem mascarado a fugir.
Um psicólogo ainda traçou um paralelo entre as primeiras impressões deste tipo de imagens, o ambiente social atual (confinamento) e a personalidade das pessoas, postulando que se as pessoas estão mais ansiosas "é mais provável que vejam um homem a fugir, por verem a imagem de um posto de vista mais ameaçador".
Se assim for, e dado o novo Estado de Emergência, toda a galeria acima vai deixar o leitor com o ritmo cardíaco acelerado.
Leia Também: Vê um homem a fugir ou um cão? Ilusão de ótica torna-se viral